Saiba como organizar a área de serviço gastando pouco

Cuidar das roupas e dos calçados é uma atividade frequente em todas as residências. Por conta disso, deve ser prática e facilitar a rotina de toda a família. Uma boa forma de atingir esse objetivo ...

Cuidar das roupas e dos calçados é uma atividade frequente em todas as residências. Por conta disso, deve ser prática e facilitar a rotina de toda a família. Uma boa forma de atingir esse objetivo é buscar dicas de como organizar a área de serviço gastando pouco.

Há várias estratégias que ajudam a otimizar o espaço a baixo custo. Com elas, você poderá manter as coisas sempre arrumadas e prontas para uso. Essa vantagem é ainda maior para quem tem lavanderia conjugada com a cozinha, algo comum em apartamentos.

Se também é o seu caso, não perca as ideias apresentadas neste post. Vamos mostrar diferentes medidas que podem facilitar a organização permanente da sua área de serviço.

Conte com o potencial das paredes na área de serviço

Essa dica funciona em diversos ambientes e tem muita utilidade quando a área disponível é limitada. Afinal, consiste em aproveitar o espaço daquelas superfícies que, muitas vezes, exercem apenas a função de dividir ambientes. Sim, estamos falando das paredes!

Como são estruturas verticais, elas permitem que você eleve uma série de objetos utilizados na área de serviço. Isso significa que muitos produtos e ferramentas que ficariam largados pelos cantos podem ter lugares próprios para a armazenagem.

Componentes como prateleiras, nichos e ganchos são ótimos aliados para suspender diferentes pertences, mantendo-os longe do piso. Inclusive, também podem ser usados para expor acessórios e itens decorativos, como plantas em vasos, aromatizadores e até quadrinhos.

Alguns recursos já são fabricados para serem fixados em estruturas verticais ou no forro, a exemplo dos varais de teto e das araras de parede. Por isso, são excelentes opções para você adquirir e economizar espaço.

Priorize móveis práticos

Mesmo os locais com pouca metragem podem receber algum tipo de mobiliário. O segredo é escolher peças multifuncionais, ou seja, que tenham mais de uma utilidade dentro da sua lavandeira. Armários flutuantes, por exemplo, cumprem o mesmo propósito dos nichos e prateleiras.

Outra opção é investir em móveis que tragam várias divisões internas: uma estante alta e estreita para colocar os calçados, um carrinho com rodízio para apoiar produtos de limpeza, um balcão de tanque com compartimentos de diversos tamanhos, entre outras possibilidades.

Para não ter dúvidas, tire as medidas da área que receberá algum item de mobiliário e leve-as com você quando for à loja. Assim, fica mais fácil encontrar um modelo com as dimensões certas para aproveitar as gavetas, portinhas e nichos ao máximo.

Invista em cestos e caixas organizadoras

Muitas vezes, as divisões presentes nos móveis não são suficientes para manter as coisas da lavanderia no devido lugar. Isso fica bem perceptível quando precisamos guardar pequenos elementos, como prendedores de roupa, flanelas e escovas de limpeza.

Uma boa saída para não perder itens menores é a criação de novos compartimentos. Isso é possível se você adicionar caixas organizadoras e cestos de variados tamanhos dentro dos armários, sobre algumas prateleiras ou sob o tanque (caso exista um vão livre entre seu tampo e o piso).

Dessa forma, fica muito mais prático dispor as miudezas, sem contar que os recipientes com tampa permitem ser empilhados. E já que o foco é mostrar como organizar área de serviço gastando pouco, saiba que você consegue customizar seus próprios modelos de caixas utilizando potes de sorvete.

Categorize os itens do ambiente

Outra tática para facilitar a rotina das pessoas na lavanderia é agrupar os recursos conforme o tipo, tamanho e frequência de uso. O objetivo é agilizar o alcance dos produtos e materiais no dia a dia, evitando a perda de tempo com a procura de itens que parecem estar “escondidos” entre os demais.

Primeiro, coloque elementos iguais sempre na mesma caixa, cesto ou compartimento. Você também pode reunir coisas que são utilizadas juntas, a exemplo da pá e da vassoura. Nesse caso, ambas as peças devem permanecer próximas, preferencialmente penduradas em ganchos fixados lado a lado.

Outro cuidado tem a ver com o tamanho dos objetos. Itens volumosos, como embalagens econômicas de produtos, pilhas de toalhas e caixotes, devem ficar sempre atrás das coisas pequenas. Isso facilitará a visualização de todo o conjunto sempre que você for até o local para pegar algo.

Também tenha atenção à frequência de uso, tentando manter os itens essenciais em locais de fácil acesso. Seguindo a mesma lógica, deixe aqueles elementos que você raramente retira da lavanderia em áreas mais altas ou no fundo dos compartimentos.

Prefira decorar com cores claras

Essa dica serve para melhorar o aspecto visual da sua área de serviço. Se for um ambiente pequeno, pode ter certeza de que ficará muito mais interessante ao receber cores claras nas principais superfícies. Isso porque tons como branco, creme, bege e versões pastéis proporcionam sensação de amplitude.

Outro ponto a favor das cores claras está no potencial para deixar o espaço neutro, ou seja, livre de excessos. Portanto, pense que uma base suave funcionará como um pano de fundo discreto para destacar todos os itens da sua lavanderia.

Como produtos, ferramentas e materiais costumam ter cores variadas e, muitas vezes, chamativas, não é legal misturar essas tonalidades com paredes repletas de informações. Em alguns casos, o exagero nos detalhes pode até passar a impressão de lugar bagunçado, e ninguém quer esse efeito.

Então, se o seu objetivo é perceber os recursos facilmente e evitar a poluição visual, invista em uma cor de tinta neutra. O mesmo vale para o tom dos revestimentos e do acabamento escolhido para os móveis.

Mantenha a iluminação adequada

Aqui, a proposta também é deixar a área de serviço com uma estética mais agradável e que facilite o uso do espaço. Em projetos conjugados com a cozinha, é comum que a janela fique posicionada em alguma extremidade da lavanderia.

Isso é positivo para garantir a ventilação nas roupas e evitar problemas com umidade. A presença da janela ainda favorece a entrada da luz natural, que clareia o ambiente e orienta os moradores durante o dia. Apenas tome cuidado para não deixar nenhum elemento bloquear a abertura e gerar sombras.

A qualidade da iluminação no período noturno também deve ser avaliada. Com os produtos certos, é possível gastar pouco dinheiro para melhorar esse aspecto. Vale desde contornar os móveis com fitas de LED até usar uma luminária de mesa para orientar seu feixe aos pontos desejados.

E então, conseguimos inspirar você a mudar alguns detalhes da lavanderia? Agora que já sabe como organizar a área de serviço gastando pouco, aproveite para compartilhar as soluções com seus familiares. Assim, todos poderão opinar e definir quais dicas valem a pena ser aplicadas.

Ficou claro que as estruturas presas às paredes fazem muito pela organização da residência. Então, se você quer saber mais sobre elas, confira as nossas dicas para fazer uso de prateleiras em diversos ambientes.

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também