6 cuidados com a higiene que são indispensáveis durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus despertou a nossa atenção para os cuidados com a higiene da casa, dos alimentos e do nosso corpo. Cuidados extras para esse momento delicado, mas que devem ficar para...

A pandemia do novo coronavírus despertou a nossa atenção para os cuidados com a higiene da casa, dos alimentos e do nosso corpo. Cuidados extras para esse momento delicado, mas que devem ficar para sempre para prevenir o contato da nossa família com outras doenças.

E para dar aquela ajudinha a todos os esforços que você já faz na sua casa, este artigo reuniu 6 dicas de higiene indispensáveis para cuidar de você e do seu corpo adequadamente, da limpeza do seu lar e do que sua família come.

Tudo com passo a passo e descrição detalhada para você colocar em prática. Continue lendo e aplique já esses novos hábitos de higiene!

1. Lave bem as mãos

Pode parecer óbvio, mas lavar as mãos é uma das principais armas contra o coronavírus, e também contra outros tipos de doenças. Mas não é lavar mão de qualquer jeito; o processo deve ser feito corretamente, em um tempo certo — para que o sabão possa neutralizar vírus e bactérias —, e em todas as extensões do membro. Veja abaixo o passo a passo correto:

  • molhe as mãos e evite tocar em outras superfícies a partir deste momento;
  • passe sabonete — de preferência líquido —, de forma a cobrir todas as partes das mãos;
  • ensaboe as palmas friccionando-as entre si. Com a palma da mão direita, esfregue o dorso da mão esquerda, e vice-versa;
  • entrelace os dedos e friccione-os;
  • com a palma de uma mão esfregue as costas dos dedos da mão oposta, segurando-os com movimento de vai-e-vem;
  • esfregue bem os polegares separadamente e friccione ainda as polpas digitais e as unhas;
  • lave também os punhos e enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete;
  • evite tocar em outras superfícies com as mãos limpas e seque-as com papel-toalha descartável.

2. Use máscara

Outro ponto que merece sua atenção nesta pandemia é o uso da máscara. Sem uma vacina contra a doença, ela se tornou a principal forma de prevenção para aqueles que precisam circular por lugares públicos e evitar a contaminação.

Segundo especialistas, quando duas pessoas conversam sem máscara, e uma delas tem Covid, a chance de contaminação é muito alta. Essa probabilidade cai se uma delas usa máscara, e reduz ainda mais se as duas estão protegidas pelo acessório.

Vale lembrar ainda que ela se torna indispensável para todos, pois há casos de pessoas que não apresentam sintomas, mas têm o vírus do coronavírus. Ou seja, na dúvida, proteja-se e evite contaminar os outros.

Vale também adotar uma espécie de etiqueta respiratória e lembrar de usar o antebraço para proteção ao tossir ou espirrar, para que você não projete gotículas no ar, mesmo de máscara. Evite usar a mão, já que é com ela que você pega as coisas e pode acabar contaminando vários objetos em caso de estar doente e assintomático.

3. Higienize todas as coisas que tocar

Como o vírus é invisível, microscópico, ele pode estar depositado sobre qualquer superfície. Assim, ao sair de casa, o ideal é que você higienize as mãos e objetos de uso frequente a todo momento. Apertou o botão do elevador, passe álcool em gel nas mãos. Pegou a chave do carro ou o celular, limpe-os também.

Assim, você evita a contaminação ao levar objetos de uso pessoal sujos para casa.

4. Não entre em casa com sapatos

Agora que você já aprendeu a cuidar de você, que tal começar a cuidar da sua casa? A primeira dica para isso é a de evitar entrar nela com os sapatos que vieram da rua. Por motivos óbvios, essas peças estão completamente contaminadas por toda sujeira que pisaram na rua e não devem entrar em contato com o ambiente da sua casa.

Mantenha-os sempre do lado de fora e, se precisar guardá-los, higienize-os antes. Vale deixar um par de chinelos próximo à porta para você calçar assim que chegar e usá-los única e exclusivamente para andar dentro de casa.

5. Mantenha a limpeza da casa em dia

O seu lar também deve entrar no clima da pandemia e ganhar reforço na limpeza com o uso de produtos específicos para matar vírus e bactérias, assim:

  • limpe superfícies com álcool 70%, que mata vírus e bactérias. Use-o para higienizar as mãos, celular, chaves, maçanetas, sacolas e embalagens que chegam da rua;
  • outra grande aliada da limpeza contra o vírus é a água sanitária. Misture 24ml do produto para cada litro de água, e use essa diluição para limpar pisos, pias e todo tipo de superfície suspensas;
  • ao chegar em casa, coloque suas roupas para serem lavadas imediatamente — e tome um banho para limpar todo o corpo de qualquer tipo de contaminação. Suas peças de roupas podem ser lavadas normalmente com água e sabão;
  • limpe a casa normalmente, mas faça um cronograma de limpeza para higienizar portas, maçanetas e torneiras — que são locais tocados regularmente —, mais vezes;
  • na organização da casa, dedique atenção especial à limpeza do banheiro, pois o vírus da Covid-19 pode ser eliminado nas fezes, assim como em outras secreções. Use e abuse da água sanitária e desinfetantes nesse espaço;
  • procure manter as janelas da sua casa abertas para que a circulação do ar evite a criação de mofo, vírus e bactérias;
  • separe panos e luvas de limpeza dos cômodos para que a contaminação de um espaço não vá para o outro. Após a faxina, lave-os com água e sabão, coloque-os para secar, pois panos e esponjas molhados podem criar bactérias.

6. Higienize os alimentos da forma correta

Chegou do mercado ou da feira? Higienize seus alimentos de forma adequada descartando todas as embalagens que forem possíveis. As que não forem, limpe com álcool antes de guardar no armário ou geladeira. Na hora de consumir frutas e hortaliças, utilize misturas de limpeza para esse tipo de alimento.

Esses itens devem ser lavados em água corrente e depois colocados de molho com a quantidade indicada pela marca dos produtos pelo tempo recomendado. Em geral, de 15 a 20 minutos. Se preferir, também pode fazer sua própria mistura, como água com vinagre para deixar as hortaliças de molho.

Como vimos, a pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova dinâmica de cuidados com a higiene do corpo, da casa e dos alimentos. O que no primeiro momento pode parecer um trabalho ou preocupação extra, ao virar hábito, se transforma em proteção e segurança para a sua família em relação também a outras doenças.

Assim, evite entrar com os sapatos em casa, higienize bem portas, maçanetas, óculos, chaves e celulares. Use ainda água sanitária e álcool 70% para matar vírus e bactérias, e lave bem os alimentos para deixar suas frutas e hortaliças 100% seguros.

Agora que você já viu dicas de cuidados com a higiene, que tal conferir mais algumas dicas de limpeza contra a Covid-19?

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também