A Black Friday é uma data em que muitos consumidores aproveitam para fazer compras tanto em lojas físicas quanto em lojas online, devido aos bons descontos que elas oferecem em diversos dos seus produtos.
Os preços baixos e os descontos são uma tentação, mas é necessário ter cuidado para não gastar mais do que deveria. Desse modo, com um planejamento para comprar determinados itens neste período, você pode conseguir economizar bastante nas compras e adquirir aquele produto que está precisando ou que já estava querendo comprar há um bom tempo.
No entanto, apesar de este não ser um fato muito comentado, é bastante comum haver inúmeras fraudes e problemas com as compras nessa época do ano. Pensando nisso, e com o objetivo de te ajudar a fazer escolhas conscientes, neste texto vamos apresentar 6 dicas para que você consiga ótimos descontos na Black Friday e para que não caia em nenhum tipo de golpe. Confira!
1. Utilize sites comparadores de preços
Uma ferramenta muito útil e que ajuda bastante na hora das compras são os sites comparadores de preços. Com eles, você pode fazer a comparação dos preços dos produtos e garantir que conseguirá o melhor preço em uma loja bastante confiável. Alguns dos sites mais conhecidos para realizar essa tarefa são:
- Google Shopping Brasil;
- Buscapé;
- Zoom;
- BondFaro.
Cabe ressaltar que geralmente esse tipo de site não leva em conta o frete e outras taxas que possam estar incluídas no preço do produto. Dessa forma, ao fazer a busca, o ideal é que você procure pelo item na loja indicada por eles e posteriormente simule a aquisição.
2. Corra atrás de cupons de desconto
Nessa época do ano é muito comum que existam diversos cupons de descontos com promoções que variam de acordo com a região e também com a categoria do produto que vai adquirir.
Os tipos de cupons mais comuns são os promocionais, que oferecem desconto em uma porcentagem do valor total do produto. Além disso, muitas lojas também ofertam esses cupons para a compra de itens em conjunto, que estejam relacionados.
Além destes, cupons de indicação e cupons de fidelização costumam ser bastante oferecidos nesse período do ano. Portanto, cabe a você identificar qual é o melhor, principalmente se for comprar mais de um produto.
3. Desconfie de descontos muito altos
Infelizmente, na Black Friday e em outros períodos onde as vendas aumentam no ano, existem muitas promessas falsas de produtos por um preço extremamente barato. Algumas delas possivelmente são fraudes e você pode acabar tendo seus dados roubados, seu dinheiro perdido e outros problemas ao realizar uma compra.
Portanto, é muito importante, principalmente nas compras online, que você pesquise a reputação da marca vendedora para não cair nesse tipo de golpe. Além disso, o ideal é perguntar as condições do produto, pois esse desconto pode ser oferecido devido a alguma falha ou outro problema que ele tenha, principalmente se você estiver adquirindo um item que seja usado.
4. Cheque a credibilidade da loja antes de fechar a compra
Essa é basicamente uma etapa do que foi falado na dica passada. Nesse caso, vamos falar um pouco melhor sobre a parte prática do que você deve fazer para checar a credibilidade da loja antes de fechar a compra.
Existem muitos métodos para fazer isso, que envolvem, por exemplo:
- olhar a política de privacidade e de troca de produtos da loja;
- verificar se ela tem um perfil no Reclame Aqui e qual é a sua reputação, observando os comentários e principais reclamações;
- observar se existe algum tipo de reclamação no próprio site do Procon sobre a loja;
- pesquisar o CNPJ da loja e identificar se ela está apta a exercer aquele tipo de atividade;
- utilizar meios de pagamento como PagSeguro, PayPal e outros para finalizar a compra e garantir mais segurança nesse processo em caso de devolução de dinheiro.
5. Avalie as opções de pagamento
Avaliar as opções de pagamento é muito importante e, mais ainda, como falado no tópico anterior, é utilizar meios de pagamento que adicionem uma camada a mais de segurança e confiabilidade na compra. Além do PayPal e do PagSeguro, existem diversos outros meios de pagamento que podem ser utilizados, como:
- PagBank;
- PicPay;
- Mercado Pago;
- entre outros.
Além destes, opções como boleto, cartão de crédito e cartão de débito também são seguras, pois você poderá entrar em contato com a provedora do cartão caso ocorra algum problema.
6. Atente à cobrança do frete
O frete costuma variar de acordo com a loja que está comprando. Principalmente se for da região Norte ou Nordeste do Brasil, ele pode ser um pouco mais caro e acabar impactando significativamente no preço final do produto.
Portanto, é necessário pesquisar entre as lojas que gostaria de comprar e que vendem determinado produto, e realizar simulações de frete para a sua região. Geralmente, neste período é muito comum que a loja vendedora ofereça frete grátis a partir de um determinado valor comprado pelo usuário no site, portanto, você pode realizar a compra de outro item que lhe seja interessante e acabar eliminando o frete da compra.
Por fim, além das 6 dicas sobre a Black Friday citadas acima, é fundamental estabelecer um teto de gastos e fazer um planejamento das suas compras, pois, apesar de ser uma boa oportunidade para economizar na aquisição de alguns itens, você não deve passar do limite. Se fizer isso, ao invés de ter aproveitado esse momento para adquirir produtos por preços mais baratos, vai acabar contraindo dívidas que serão prejudiciais para suas finanças no futuro.
Dessa forma, é necessário seguir essas dicas e tomar muito cuidado principalmente ao realizar compras parceladas, pois a organização quanto à quantidade das parcelas é fundamental para cumprir o seu cronograma e não sair no prejuízo.
Se gostou desse texto, compartilhe ele nas suas redes sociais para que outras pessoas que realizarão compras na Black Friday aproveitem ainda mais os descontos e promoções.