Jaboticabal 192 anos: histórias que você não conhecia

Hoje é uma data muito importante para Jaboticabal, afinal, não é todo dia que se completam 192 anos de histórias. Nós estamos na cidade das rosas há quase dois anos e já nos sentimos bem à vontade....

Hoje é uma data muito importante para Jaboticabal, afinal, não é todo dia que se completam 192 anos de histórias. Nós estamos na cidade das rosas há quase dois anos e já nos sentimos bem à vontade. Durante esse tempo, coletamos algumas curiosidades sobre a famosa Jabuca. Os fatos curiosos vão de Luana Piovani, passam pelo famoso filtro de barro e chegam até em lendas urbanas.

Quer saber mais sobre Jaboticabal e celebrar seu aniversário com a gente? Então, vem junto nesta leitura bem interessante!

De fazenda à cidade

Em dezembro de 1816, João Pinto Ferreira tomou posse da Fazenda Cachoeira – posteriormente Fazenda Pintos. O local é conhecido por ser onde Jaboticabal começou sua história. Assim que as terras da fazenda foram povoadas, surgiu uma dificuldade: o povoado de São Bento de Araraquara ficava a 58 km de distância. E isso prejudicava tanto a comunicação das famílias que haviam se mudado para a fazenda, como a defesa contra invasores no local.

Então, Pinto Ferreira cogitou fundar um povoado dentro das suas terras. Doou   uma gleba que envolvia a nascente do Córrego Jaboticabal em 16 de julho de 1828.

Em 1848, o povoado de Jaboticabal foi elevado a Distrito de Paz. Nove anos depois, tornou-se uma freguesia. Em 1867, quando se desmembrou de Araraquara, Jaboticabal elevou-se a vila. Um ano depois foi instalada a Câmara dos Vereadores. Apenas em 1894, sessenta e seis anos depois de sua fundação, a sede do município recebeu foros de cidade.

Na década de 1930 houve a decadência da cultura do café na região e a agricultura se diversificou com novas culturas como algodão, amendoim, arroz, milho e cana-de-açúcar. Desde então, Jaboticabal também passou a ser conhecida por sua vasta indústria cerâmica.

Lar de universidade renomada

Morar em Jabuca é ter certeza que os finais de semana serão agitados pela vida noturna universitária. E isso se dá, pois, a cidade das rosas também é lar da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP.

Dentre os cursos oferecidos no campus de Jaboticabal estão os de Administração, Agronomia e Medicina Veterinária, destaque em diversos rankings do MEC. Além desses, Jaboticabal agrega Ciências Biológicas, Zootecnia e o curso de Técnico Agropecuária e Informática no Agronegócio (CTA).

Ou seja, ensino superior de qualidade é algo que a cidade respira e transborda!

Casa do filtro de barro

Com certeza você já ouviu falar, já teve ou tem o famoso filtro de barro na sua casa. E você sabia que eles são fabricados na nossa querida Jaboticabal? Pois é! Como dissemos acima, a cidade é reconhecida pela indústria cerâmica.

A marca de filtros São João, que já foi eleita como fabricante do melhor filtro de água no mundo, é produzido pela Cerâmica Stéfani. E advinha, ela está localizada nada mais nada menos que na cidade que comemora hoje seus 192 anos. É ou não é algo para se orgulhar?

Nomes famosos de Jaboticabal

E a nossa querida cidade de Jaboticabal é berço de muitos nomes famosos de renome nacional e também internacional. E diversidade dessas personas fica refletido nos dois perfis abaixo.

Luana Piovani

Luana Piovani é uma atriz e modelo brasileira bastante conhecida nascida em Jaboticabal. Em 1997, foi protagonista da seriado teen Malhação. No ano de 2009, Luana protagonizou o filme A Mulher Invisível. Em 2011, a história virou série na Rede Globo, e venceu o Emmy Internacional de melhor série de comédia.

Cora Coralina

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas ou como era conhecida, Cora Coralina, viveu mais de 45 anos de sua vida em Jaboticabal. Uma das maiores poetistas e contistas brasileiras era natural da Cidade de Goiás, mas em 1912, mudou-se para a cidade das rosas. Os filhos Paraguaçu, Eneas, Cantídio, Jacyntha, Ísis e Vicência nasceram e cresceram na cidade.

Lenda das Sete Catacumbas

Que cidade do interior não possui uma boa lenda urbana? E Jaboticabal não poderia ser diferente! Uma das maiores lendas urbanas do interior paulista foi consagrada em terras jaboticabalenses.

Diz a lenda que no final do século XIX, com o início da epidemia de Febre Amarela, a população de Jaboticabal e vilas da região, temendo que a doença propagasse ainda mais, queimavam os corpos enfermos. Há histórias de pessoas que foram enterradas vivas!

As Sete Catacumbas retratam a história de sete espanhóis que foram enterrados por conta da febre. Não se sabe ao certo se essas pessoas foram enterradas vivas. Mas quem passa pelo local, onde hoje é o cemitério São Bom Jesus dos Lazarentos, relata sentir um mal estar, ver luzes e sentir cheiro de carne queimada. Essa história já foi alvo de uma matéria produzida pela TV espanhola. Ou seja, alcance internacional!

Vitta Residencial em Jaboticabal

Que a Vitta Residencial está presente na cidade de Jaboticabal já não é mais novidade para ninguém. Afinal, estamos prestes a completar dois anos de muito sucesso na cidade!

A Vitta Residencial não para de crescer e, você sabe do nosso lançamento em Jaboticabal?

O Jardim das Orquídeas é o mais novo empreendimento da cidade. E caso você não conheça a qualidade que os condomínios Vitta Residencial oferecem, não sabe o que está perdendo. Quadra poliesportiva, pet care, playkids, espaço para forno de pizza, dentre outros.

Quer saber mais sobre o lançamento? Visite nosso site e conheça todos os detalhes do empreendimento. Se preferir, pode falar com um dos nossos consultores e conferir o que a Vitta pode fazer por você.

Gostou do conteúdo? Nosso blog está repleto de dicas sobre decoração, educação financeira, dicas domésticas, financiamentos e muito mais.

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também