Poltrona na decoração

Como usar poltrona na decoração do apartamento? Veja aqui

Se você gosta de conforto e de relaxar em casa após um longo dia de trabalho, então deve considerar a ideia de investir em uma boa poltrona. Além dessa mobília ser confortável, ela também pode ser ...

Se você gosta de conforto e de relaxar em casa após um longo dia de trabalho, então deve considerar a ideia de investir em uma boa poltrona. Além dessa mobília ser confortável, ela também pode ser usada na decoração do lar para compor um ambiente estiloso e super charmoso.

Mas para isso, é importante saber como usar poltrona antes de comprar uma para o seu apartamento. Afinal, existem algumas regrinhas básicas de decoração e disposição do móvel que vão trazer um charme todo especial, melhorar o aproveitamento e até aumentar o espaço do ambiente.

Neste post, daremos algumas dicas de como utilizar a poltrona na decoração do seu lar e como é possível harmonizar esse móvel com os demais objetos do apartamento. Está curioso? Então, acompanhe a leitura!

A importância de ter uma poltrona em algum ambiente do apartamento.

A poltrona faz toda a diferença para o cômodo da sua casa onde ela estiver. Sabe aquela hora que você chega em casa cansado após um longo dia de trabalho e só quer relaxar um pouco? Ou então, quando você quer ler um livro com conforto? A poltrona entra em cena para substituir o tradicional sofá e acaba sendo a melhor opção para esses casos.

Ela pode deixar o ambiente com um ar mais aconchegante e acolhedor. A poltrona é uma mobília  coringa que serve qualquer ambiente. A sua multifuncionalidade faz com que ela continue sendo um dos estofados mais desejados por moradores. E o melhor de tudo é que ela pode ser usada para otimizar o aproveitamento do espaço dos ambientes.

Como usar as poltronas na decoração dos ambientes

A poltrona pode ser usada também como uma ótima peça de decoração, contribuindo para ornamentar, embelezar e tornar o ambiente doméstico mais harmonioso e agradável, além de trazer mais beleza. Elas podem ser coloridas ou em tom nude, terem estampas chamativas, um estilo mais rústico, terem o acabamento em couro etc.

A boa notícia é as poltronas serem facilmente adaptáveis em espaços menores quanto em espaços mais amplos, tanto na sala, quanto na varanda, escritório e até mesmo no quarto.

Tudo depende da forma como elas são dispostas dentro do cômodo, podendo ser posicionadas próximas à parede, a outros móveis ou em um canto mais afastado. Existem muitas possibilidades para a decoração de uma poltrona. Além disso, elas podem ser de cores vivas ou terem tons mais fechados e sóbrios.

Dicas de como utilizar a poltrona na decoração

Antes de fazer a compra da poltrona, você precisa conhecer alguns elementos para fazer a melhor escolha. Pensando nisso, reunimos, a seguir, algumas dicas para você usar esse móvel de maneira mais harmoniosa e para dar um toque todo especial para o ambiente.

Defina o tamanho da poltrona

O tamanho do estofado influencia diretamente no seu conforto. Além disso, é importante definir qual será a sua altura. Afinal, se ela for muito pequena você não se sentirá bem acomodado ao sentar-se nela. Por outro lado, uma poltrona muito grande pode dificultar o encaixe dos braços e dos quadris, fazendo com que você se sinta desconfortável.

Por isso, é importante observar o tamanho do ambiente onde a poltrona ficará posicionada. Nesse sentido, o ideal é conferir a metragem do cômodo e verificar se a poltrona vai se encaixar adequadamente nele. O seu corpo deve estar o máximo confortável possível.

Considere o tamanho dos outros móveis e demais itens, como o sofá, rack, estante, mesas, plantas etc. Também não se esqueça de deixar um espaço livre para a movimentação das pessoas e assim, não bloquear a passagem dos moradores.

Escolha os acessórios adequados

Alguns acessórios que podem ser usados para aumentar o seu conforto enquanto você está sentado e descansa na poltrona. A almofada ajuda a deixar o corpo mais confortável. Um puff ou um apoio para os pés são itens porque garantem uma melhor ergonomia e deixam os membros inferiores em uma altura mais agradável.

Caso queira evitar o acúmulo de sujeira e evitar que ela entre em contato com suor e pêlos de animais, por exemplo, você pode comprar uma capa específica para poltrona e assim, proteger a sua mobília por muito mais tempo.

Escolha o modelo da poltrona

Existem muitos modelos de poltronas disponíveis atualmente no mercado. Conheça alguns exemplos:

  • poltronas giratórias: trazem versatilidade e facilidade para se movimentar;
  • poltronas bolha: se assemelha a um balanço;
  • poltrona cama: é reclinável e pode virar uma cama. É ideal para cômodos pequenos;
  • poltronas egg: o design inovador, consegue se adaptar totalmente ao formato do corpo humano, ao mesmo tempo, em que traz um ar moderno ao ambiente;
  • poltronas de vime: feitas com matéria-prima natural, elas são resistentes, duráveis, flexíveis e podem ser usadas em ambientes externos, como na varanda e jardins.

Avalie qual será a função da poltrona

Você também precisa avaliar qual será a utilidade da sua poltrona. Se sentará para ler um livro, para assistir televisão, usar como uma cama, receber visitas etc. A partir daí, fica mais fácil escolher o modelo que melhor se encaixa nessas necessidades.

Caso a poltrona fique na sala de estar e você sente nela para assistir TV com frequência, o ideal é optar por uma armchair com um estofado fabricado com material resistente e macio, ao mesmo tempo.

Caso coloque em um ambiente externo, você pode optar por um material mais resistente e com estilo mais rústico, como é o caso das poltronas de bamboo ou de vime.

Se a intenção for usar a poltrona como um item decorativo, você pode ousar e apostar no modelo egg, deixando o ambiente super moderno e com um estilo contemporâneo.

O recomendado é sempre dar preferência à qualidade e ao conforto no momento de escolher uma poltrona. Opções não faltam no mercado! Portanto, avalie as suas necessidades e o seu orçamento para fazer um bom investimento e adquirir uma mobília de qualidade e estilosa, proporcionando personalidade e charme aos ambientes.

Gostou desse artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos diretamente na sua caixa de e-mails!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também