Comprar um imóvel é uma decisão muito importante, pois marca o início de uma nova fase. Depois de encontrar o lugar ideal para seu primeiro apartamento, é a hora de deixá-lo aconchegante e do jeito que você desejou. É justamente aí que surge a dúvida: quanto custa mobiliar um apartamento?
Tanto a compra da nova residência quanto dos móveis e da decoração exigem um bom planejamento. Caso contrário, você poderá deixar de comprar itens necessários, o que vai atrapalhar sua rotina. Além disso, pode prejudicar o seu orçamento. Afinal, ninguém quer se surpreender com uma conta maior do que pode pagar, certo?
Para evitar que isso aconteça com você, acompanhe este post até o final. Aqui, você vai entender a importância de se planejar, quais itens são necessários em um primeiro momento e quanto isso pode custar. Acompanhe!
Por que ter um planejamento financeiro para a compra de um imóvel?
Por se tratar de um bem de alto valor, é muito importante se organizar para, somente então, fechar o negócio. Uma compra feita de forma equivocada pode prejudicar sua vida por um longo período e trazer arrependimentos. Assim, o primeiro passo é definir quanto você pretende gastar com o novo imóvel.
Leve em consideração que é preciso dar um valor de entrada, que fica em torno de 20% a 30% do preço total. Além disso, você tem que decidir a forma de aquisição. As mais comuns são o financiamento imobiliário e o Programa Casa Verde e Amarela. O programa do governo conta com benefícios como subsídio e parcelas menores. Por isso, vale a pena considerar essa opção.
De todo modo, o valor da prestação não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. Então, na hora de calcular o valor máximo que planeja pagar no imóvel, leve isso em consideração. Também, analise qual o impacto que as parcelas terão em seu orçamento.
Em seguida, considere os custos com a mudança e a compra dos móveis. Isso evitará que você se depare com uma dívida que não possa pagar. Assim, um bom planejamento é de extrema importância para começar uma nova etapa da vida sem surpresas desagradáveis.
Mas, quanto custa mobiliar um apartamento?
É normal ter uma certa empolgação na hora de escolher os móveis para o novo apartamento. No entanto, isso não pode ser desculpa para extrapolar o orçamento. O custo com os móveis é bastante variável, pois cada região apresenta um valor. Além disso, é preciso considerar o tamanho do imóvel e os móveis que você já tem para levar ao novo lar.
Além do mais, há peças de todos os valores. Desse modo, o importante é anotar o que ainda precisa comprar. Em seguida, faça uma lista com os itens que são prioridade para você e vá comprando aos poucos. Pesquise em diversos sites e lojas antes de adquirir um móvel novo e estipule o quanto deseja gastar com cada item de acordo com seu orçamento.
Uma dica excelente é organizar um chá de casa nova. A ideia é apresentar seu novo cantinho para amigos e familiares. Você oferece alguns petiscos e bebidas, e eles ajudam você na compra de alguns itens para o apartamento. Vale elaborar uma lista de presentes com preços para todos os bolsos.
Em geral, a relação de presentes é composta por objetos simples, como jogo de copos, conjunto de panos de prato, itens de lavanderia, tapetes para a cozinha, talheres, elementos de decoração, entre outros. Mas acredite: se você precisasse comprar todos eles de uma vez só, teria que desembolsar um valor significativo. E são itens que fazem uma grande diferença no dia a dia, tornando sua rotina mais confortável e prática.
Quais itens são necessários?
Mobiliar um apartamento inteiro é bastante caro. Por isso, o mais comum é inicialmente comprar as peças mais importantes e, aos poucos, comprar o restante conforme seu orçamento e necessidade.
Na cozinha, não podem faltar uma geladeira e um fogão para preparar e armazenar os alimentos. Uma mesa para as refeições com a família também é um item importante. No quarto, é preciso ter uma cama confortável e um armário com espaço suficiente para guardar suas roupas e acessórios sem amassá-los.
O banheiro já vem equipado com as louças, mas, muitas vezes, sem um armário com espelho. Por isso, você vai ter que providenciá-lo. Na sala, basta um sofá para você relaxar.
Esses itens são o básico para você se mudar. Aos poucos, você vai comprando os demais, como rack para a TV, poltronas ou sofá extra, mesas de centro e de cabeceira, prateleiras para a organização e decoração, estantes, entre outros.
É preciso fazer móveis planejados?
Os móveis planejados são o desejo de muitas pessoas. Afinal, com eles, é possível aproveitar cada cantinho do apartamento, otimizando o espaço. Se esse é um desejo seu e que você não abre mão, lembre-se de incluir o valor no planejamento.
No entanto, também é possível mobiliar seu apartamento com muito charme utilizando peças soltas. Para não errar, verifique as medidas de cada ambiente e leve essa anotação na hora de escolher os móveis. Além disso, é importante decidir sobre o estilo decorativo. Isso guiará você sobre as cores, materiais e acabamentos.
Como se planejar para mobiliar o apartamento?
Como falamos, um dos principais passos é elaborar uma lista de prioridades. Em seguida, vale a pena você fazer um levantamento de preços. Assim, poderá avaliar a compatibilidade com seu orçamento e a forma de pagamento ideal para os itens — à vista ou parcelado.
Se decidir parcelar, o recomendado é não comprometer demais o seu orçamento mensal. Isso porque podem surgir imprevistos, impedindo que você mantenha o pagamento em dia. A melhor alternativa é estipular uma meta mensal de economia e guardar esse dinheiro em uma conta separada da conta corrente para evitar gastar por impulso ou sem perceber.
Acompanhe também os preços do mercado e fique de olho nas promoções. Aliás, a Black Friday costuma oferecer bons descontos. Mas, para garantir isso, é preciso estar por dentro dos preços regulares e comparar com as ofertas.
Outra ótima opção para mobiliar sem gastar muito é apostar em móveis seminovos. Com uma boa pesquisa e um tanto de criatividade, é possível customizar móveis antigos. Assim, você terá peças exclusivas, com um bom preço, que vão combinar perfeitamente com a decoração da sua casa. Uma pintura nova e um revestimento com tecido são apenas algumas sugestões.
Agora que você sabe quanto custa mobiliar um apartamento, comece o seu planejamento financeiro. Quanto mais tiver organização, mais cedo você vai conseguir deixar seu cantinho aconchegante, confortável e bonito!
Gostou de saber como montar seu novo lar? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrir como pode ser simples se organizar para isso!