Vida em condomínio de vizinhos Vitta

Chegar no condomínio Vitta e abrir pela primeira vez a porta do apartamento novo é um marco. É o início de um sonho realizado, de um novo ciclo cheio de expectativas – entre elas a boa convivência ...

Chegar no condomínio Vitta e abrir pela primeira vez a porta do apartamento novo é um marco. É o início de um sonho realizado, de um novo ciclo cheio de expectativas – entre elas a boa convivência com os vizinhos. Afinal, está todo mundo ali, basicamente, com o mesmo objetivo: ter mais qualidade de vida com tranquilidade e segurança.

E isso é tão importante para nós que agora tem até uma data especial para celebrar essas amizades em potencial: 15 de setembro é o Dia do Vizinho Vitta!

Afinal, o condomínio é como uma cidade, onde várias pessoas diferentes precisam conviver da melhor forma possível. Assim, para que todos os vizinhos Vitta estejam de acordo com a forma de uso das partes comuns, procedimentos e rotinas do lugar, algumas regrinhas precisam ficar bem definidas.

Da mesma forma que em uma cidade, algumas figuras-chave também são necessárias para centralizar processos e decisões. Então conhecer bem todo este ecossistema é importante para tornar a experiência de viver em um condomínio Vitta ainda mais especial.

Com certeza grandes amizades podem surgir dessa convivência, afinal, ser um vizinho Vitta já é um verdadeiro privilégio.

Como funciona um condomínio Vitta

Vamos ser sinceros: nem todo mundo que se muda para um condomínio já está habituado com suas regras. Alguns vêm de casas ou prédios únicos, com poucas unidades e sem toda a infraestrutura de lazer e serviços que a Vitta oferece.

O que acontece é que, se dentro de uma mesma família tem pessoas que pensam bem diferente, imagine em um condomínio. Então, para garantir a melhor convivência de todos existem algumas ferramentas.

Dois documentos indicam, em linhas gerais, como deve ser a rotina no condomínio: a convenção condominial e o regimento interno. Eles procuram colocar ordem em questões do dia a dia, como o recebimento de visitas, uso da churrasqueira, horário de silêncio, áreas permitidas aos pets, reserva do salão de festas e por aí vai.

Estes documentos também definem o papel de algumas figuras importantes para a administração do condomínio Vitta – como o síndico, subsíndico, zelador, conselho fiscal e a administradora.

É neles que estão definidas também algumas questões de sustentabilidade econômica, como o arrecadamento da taxa condominial, pagamento de impostos, contratação de funcionários, multas, juros e inadimplências, etc.

Tudo isso é definido em assembleias com a participação e votação de todos os moradores, que têm igual peso de decisão.

Mas fora toda essa parte burocrática, tem uma outra que também é muito importante e só depende de cada morador: ser um bom vizinho Vitta.

Boas práticas entre vizinhos Vitta

Todos os condomínios têm regras definidas e votadas nas assembleias. O regimento interno, por exemplo, é elaborado pelos próprios condôminos e votado logo na primeira assembleia geral, sendo tão importante que é até registrado no Cartório de Títulos e Documentos Civis.

No entanto, há várias atitudes que não precisam ser lei para serem tomadas – basta seguir o bom senso. São as chamadas boas práticas de convivência.

Por exemplo, se o regimento interno determina que o horário de silêncio começa às 22h e se encerra às 8h, isso não significa que você pode fazer o barulho que quiser entre 8h1m e 21h59m.

Uma música tocando alta demais ou gritaria em excesso na piscina com certeza vão atrapalhar se houver alguém doente, bebês pequenos ou a concentração para trabalhar em casa – o que já é mais do que comum em tempos de home office.

Na verdade, a boa convivência entre vizinhos Vitta é muito fácil de conseguir e bastante interessante para todos.

Veja alguns exemplos de boas práticas:

Nem todo barulho que incomoda é óbvio:

  • Evite arrastar móveis. Use carpetes ou feltros nos pés de mesas e cadeiras para não incomodar o vizinho de baixo;
  • Não coloque o som alto demais mesmo fora do horário de silêncio. Você não precisa obrigar todo mundo a ouvir o que você ouve para curtir seu som. Dê chance de cada um ouvir o que quiser!
  • Só buzine na garagem ou no estacionamento se for estritamente necessário.

A boa convivência é fácil:

  • Se tiver algum problema com um vizinho, procurar sempre resolver através de uma conversa amigável. Se não der certo, retire-se amigavelmente e leve o assunto ao síndico ou à administradora;
  • Participe de reuniões e assembleias, já que é lá que os problemas do condomínio devem ser resolvidos;
  • Não entre em conflito pelo uso da área de lazer. Todos os moradores têm igual direito às partes comuns;
  • Evite participar de boatos e fofocas com moradores ou funcionários do condomínio;
  • Cumprimente todos os presentes no elevador ou ao cruzar pelas áreas comuns;
  • Evite palavras de baixo calão e gritarias nas dependências do condomínio;
  • Não jogue nada pela janela, por menor e mais insignificante que pareça;
  • Respeite o uso das áreas reservadas por outros moradores;
  • Não pendure objetos na janela ou na varanda.

Garagem e estacionamento também merecem atenção

  • Não deixe coisas espalhadas na vaga do carro. Ela é feita para o veículo, não para ser usada como depósito;
  • Encontrou outro carro quando estava saindo? Lembre-se, a preferência deve ser sempre do carro que está chegando;
  • Respeite a vaga certa de cada condômino quando houver marcação prévia;
  • Cuidado ao abrir a porta do carro para não bater no veículo ao lado;
  • Use farol baixo e respeito o limite de velocidade.

Faça parte da comunidade de vizinhos Vitta!

Estes são apenas alguns exemplos de boas práticas de convivência, mas de uma forma geral é só agir com os outros com o mesmo cuidado que gostaria que agissem com você.

Sempre respeitando as normas do condomínio Vitta e os direitos dos demais moradores.

Afinal, morar em um condomínio Vitta é ter acesso a uma infraestrutura completa de lazer e serviços e ainda ter a oportunidade de fazer grandes amigos.

O que não faltam são vantagens em uma boa vizinhança Vitta, já que além de viver com muito mais tranquilidade você pode ter sempre uma boa companhia por perto.

Então vamos aproveitar esse 15 de setembro e comemorar o Dia do Vizinho Vitta? Que tal começar descobrindo que tipo de vizinho você é de verdade?

Ficou curioso? Então entre na brincadeira respondendo esse quiz que fizemos especialmente para a ocasião e mostre o quanto você está mais do que pronto para morar em um condomínio Vitta!

[interact id=”6127d6604dcfb000176bd0b6″ type=”quiz” mobile=”false”]

Feliz Dia dos #VizinhosVitta!

E não esqueça: continue acompanhando o Blog Vitta para receber sempre dicas sobre qualidade de vida e as principais novidades sobre o mercado imobiliário!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também