Criada por uma iniciativa inglesa na década de 1920, Londrina já teve uma grande expansão cafeeira e, com o tempo, tornou-se referência no norte do Paraná. Hoje, é uma cidade influente e bem desenvolvida, que oferece muitas oportunidades para viver bem, como nos 5 bairros de Londrina que trouxemos para você conhecer.
A seguir, conheça um pouco mais sobre a cidade. Em seguida, confira essas 5 opções de bairros ideais para morar em Londrina. Boa leitura!
Londrina: a capital mundial do café que é cheia de oportunidades
Tendo uma das maiores produções de café do mundo até a década de 1970, Londrina começou a ser formada por uma iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, que era subsidiária da empresa inglesa Paraná Plantations Ltd.
Colonizada por imigrantes italianos e alemães, ela foi nomeada em referência às “filhas de Londres” e se tornou um polo cafeeiro no norte do Paraná. Com isso, teve um grande crescimento nas décadas seguintes, desenvolvendo também os segmentos urbanos com a criação de vários bairros de Londrina.
Hoje, a cidade conta com mais de 580 mil moradores e IDH de 0,778, segundo o IBGE. Além disso, a renda per capita de R$37.766,29 e o fato de ser a 17ª melhor cidade do Brasil para empreender mostram como Londrina tem boas oportunidades para você morar e trabalhar.
5 bairros de Londrina para morar bem
Agora que você viu um pouco sobre a cidade, confira os 5 melhores bairros de Londrina para viver com qualidade!
1. Gleba Palhano
Localizado na zona sul de Londrina, o bairro Gleba Palhano tem boa infraestrutura com academias, supermercados e hotéis, além dos shoppings Catuaí e Aurora, bem como o Lago Igapó.
Além disso, é um ponto ideal para estudantes, pois se encontra perto da Universidade Estadual de Londrina. Com cerca de 20 mil moradores, é um dos mais verticalizados da cidade.
2. Aurora
Um bairro tradicionalmente residencial, o Aurora se localiza perto da Avenida Waldemar Spranger e da Avenida Maringá, dando acesso ao centro e a outras regiões da cidade.
Esse é um bairro pequeno na região do Jardim Quebec, sendo conhecido pelos estabelecimentos que dão base para a vida noturna da cidade, como restaurantes e bares.
Outro destaque do Aurora é que ele também fica perto do Lago Igapó e do Instituto Federal do Paraná.
3. Pacaembu
Localizado na zona norte da cidade, o Pacaembu é um dos bairros mais promissores de Londrina. Contando com vias de acesso como a Avenida José Pavan, a Rodovia Carlos João Strass e a Avenida Sylvio Barros, o bairro se destaca como uma região residencial, com ótimos empreendimentos e boa infraestrutura de serviços.
Outro destaque é que o bairro Pacaembu conta com o Londrina Norte Shopping, que oferece diversas opções de lazer, alimentação, lojas e cinema, bem como supermercado, academia, farmácia e até laboratório e clínica médica, para você ter tudo à mão.
Além disso, uma boa vantagem é que ele está perto de pontos turísticos da cidade, como o Estádio do Café e o Lago Norte. Assim, é possível ficar perto de locais de eventos, bem como passar um bom tempo perto da natureza, já que você pode fazer piqueniques, jogar em quadra de areia e realizar exercícios.
4. Jardim Guanabara
Outro bairro da região sul, o Jardim Guanabara se localiza entre os bairros Gleba Palhano e Higienópolis.
Abrigando parte do Lago Igapó, um ótimo refúgio para passear e ficar em contato com a natureza, ele também está perto da importante Avenida Madre Leônia Milito, bem como do Jardim Gastronômico e a Unimed da cidade.
5. Jardim Terra Bonita
O Jardim Terra Bonita é um bairro novo, que também fica perto do Catuaí Shopping. Bastante movimentado, ele oferece diversos serviços e é conhecido como um lugar tranquilo para se morar.
Além disso, se destaca por estar perto de alguns pontos turísticos da cidade, como a Cachoeira do Tatu e o Jardim Botânico.
Dicas para escolher entre os melhores bairros de Londrina para morar
Agora que você conhece 5 boas opções de bairros de Londrina onde viver, confira algumas dicas para escolher o melhor!
Pense em suas necessidades
O primeiro ponto na hora de escolher em qual dos bairros de Londrina morar é pensar em suas necessidades – ou seja, onde você trabalha, qual é seu estilo de vida e o que valoriza ter por perto.
Por exemplo, uma pessoa que gosta de estar perto da natureza e não abre mão da praticidade pode viver bem no bairro Pacaembu. Afinal, ela terá diversos serviços por perto, o que otimizará a sua rotina.
Verifique os empreendimentos da região
Não adianta morar em um bom bairro sem considerar os empreendimentos da região. Portanto, pesquise as melhores opções que você pode acessar, a fim de encontrar o local ideal para investir.
Por exemplo, se você quer ter um apartamento próprio, verifique se ele atende às suas necessidades, se a construtora é de confiança e como é a área de lazer. Afinal, um condomínio com muitas pessoas e área completa pode valer a pena tanto pelo preço, quanto pelas facilidades que você vai ter no seu lar. Além disso, se estiver na planta, os valores podem ser ainda melhores.
Considere seu orçamento
Além de avaliar necessidades e conhecer os empreendimentos do bairro, também é importante considerar o seu orçamento. Afinal, morar nos centros das cidades sempre pode sair mais caro. Assim, regiões um pouco mais distantes podem ter um melhor custo-benefício, sem comprometer os serviços de que você precisa, como transporte e lazer.
Dessa forma, é importante verificar condições de pagamento, qual a renda mínima para um financiamento, se você vai comprar com outra pessoa, quais são os documentos necessários, entre outros aspectos essenciais para fazer um bom negócio.
Os bairros de Londrina oferecem muito potencial para você viver bem. Afinal, eles contam com boa estrutura e você encontra regiões com serviços e opções de lazer por toda a cidade. Desse modo, para escolher o melhor, vale a pena levar em conta nossas dicas, além de ver o bairro de perto. Assim, você pode analisar prós e contras e tomar a melhor decisão.
Gostou do post? Siga a gente no Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn e acompanhe os nossos conteúdos!