Imoveis na planta

Como funciona a valorização de imóveis na planta?

A compra de um apartamento na planta é uma promessa de compra e venda considerada um excelente tipo de negócio dentro do mercado imobiliário. Como se trata do lançamento de um empreendimento novo e...

A compra de um apartamento na planta é uma promessa de compra e venda considerada um excelente tipo de negócio dentro do mercado imobiliário. Como se trata do lançamento de um empreendimento novo e moderno, há um grande potencial de valorização do imóvel com o passar do tempo.

Nesse sentido, essa modalidade de aquisição de imóvel acaba sendo um verdadeiro investimento a médio e longo prazo, sendo possível obter bons lucros com a eventual venda futura do imóvel.

Está pensando em adquirir um apartamento? Neste post, você vai entender melhor como funciona a valorização de um imóveis na planta e vai conhecer alguns cuidados que devem ser observados antes de fazer a compra. Acompanhe a leitura!

O que é a valorização de imóveis?

A valorização de imóveis na planta é um processo que envolve o aumento do valor de mercado de uma propriedade com o passar do tempo, em comparação com o seu valor inicial estipulado para uma venda anterior.

Existem vários elementos que influenciam diretamente para a subida do preço, como a venda de um imóvel ainda na planta, a localização, o tipo de construção, a vizinhança, proximidade a centros comerciais, o projeto arquitetônico, a acessibilidade, a existência de áreas de lazer, a segurança, existência de vaga de garagem etc.

Além disso, existem variáveis econômicas que impactam o mercado imobiliário — aumento dos juros, acesso a crédito imobiliário, índice inflacionário etc. Nesse sentido, é importante entender que a valorização de imóveis não é um processo linear e constante, pois depende de índices estabelecidos pelo mercado, além do aumento ou diminuição da oferta de imóveis em determinada região.

Quais são as vantagens de adquirir imóveis na planta?

A aquisição de um apartamento na planta apresenta diversas vantagens para os seus compradores. Se você ainda tem dúvidas sobre estar fazendo um bom negócio, nós vamos te ajudar. Confira, a seguir, alguns benefícios de investir nesse tipo de imóvel.

Planejamento financeiro

Há uma maior possibilidade de planejar e organizar as finanças. Desse modo, você pode conseguir juntar o dinheiro necessário com mais calma e sem pressão, podendo quitar o imóvel por meio de parcelas mensalmente, ou até mesmo semestralmente. Com isso, você não compromete a sua renda e evita contrair dívidas desnecessárias.

Personalização

A maioria das construtoras e empreendedoras oferece a possibilidade de personalização do imóvel de acordo com o gosto pessoal e as necessidades individuais de cada morador. É bastante comum a procura por salas amplas de grandes metragens, suítes, espaços gourmet e cozinha no estilo americano, por exemplo.

Dessa forma, é possível finalizar o apartamento e entregar o imóvel do jeito que o comprador sempre sonhou. Com isso, ele ficará satisfeito com o resultado — inclusive, aumentando as chances de fidelização do cliente.

Segurança

Assim como a negociação da maioria dos imóveis, a compra de um apartamento na planta envolve a lavratura da Escritura em qualquer Cartório de Notas e também o registro da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis. Todo esse procedimento traz mais segurança jurídica para as partes — comprador e construtora.

Menor burocracia

Ao adquirir um imóvel na planta, você será o primeiro proprietário. Isso significa que vai enfrentar menos burocracias no processo de escritura e de registro. Além disso, não há a necessidade de conferir os registros e certidões negativas, se existem impostos que não foram pagos, se o imóvel está legalmente apto para ser vendido (ou seja, não é objeto de disputa em inventários) etc.

Todo esse procedimento de busca e reunião das certidões e conferência de documentação costuma levar um bom tempo até estar devidamente concluso, fato que pode prejudicar o desenrolar da negociação do imóvel.

Patrimônio sólido

A compra de um apartamento na planta é um investimento contínuo e duradouro. Como se trata de um bem durável, ele poderá permanecer para a vida toda, podendo ser transmitido como patrimônio para os descendentes na herança.

Quais são os cuidados necessários ao adquirir um imóvel na planta?

Apesar das vantagens de comprar um imóvel na planta, é muito importante estar atento a alguns detalhes durante a negociação. Conheça, a seguir, alguns cuidados a serem observados antes de fechar o contrato.

Procure informações sobre a construtora

A construtora é uma das partes principais do contrato de compra e venda de um imóvel na planta. É ela que tem a responsabilidade de executar a obra, definir prazos, concluir o projeto e entregar as chaves para os futuros moradores. Todos esses elementos são fatores decisivos para o sucesso do negócio.

Portanto, você deve negociar com uma construtora confiável, transparente, séria e que já seja conhecida no mercado. Desse modo, correrá menos riscos de passar por situações inesperadas, como o atraso nas obras, problemas no processo de legalização do terreno e até mesmo sofrer golpes financeiros.

Verifique a documentação do empreendimento

A venda de um apartamento ainda na planta somente deve ser realizada depois de ter sido feito o devido Registro da Incorporação (RI) no Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição do imóvel. Tal registro traz uma descrição do imóvel que está sendo erguido e identifica as pessoas que serão administradoras e responsáveis pela construção.

Confira o memorial descritivo

O memorial descritivo é considerado como parte integrante e complementar do contrato. Ele deve fornecer as características do imóvel e de todos os materiais que foram destinados para a construção da edificação.

Esse documento contém a ficha técnica do empreendimento, com a descrição de pavimentos e áreas, instalações e acabamentos, a vida útil do projeto, o nome dos responsáveis pela construção e a função de cada um, os prazos de garantia contratual etc.

Por isso, o comprador deve ler esse documento com cautela antes de fechar o contrato para evitar frustrações.

Como deu para perceber, a aquisição de um apartamento na planta traz grandes oportunidades para quem deseja acompanhar a valorização do imóvel a médio e longo prazo e, assim, ver aumentar o seu patrimônio. Então, por que não começar desde já a fechar negócios lucrativos?

Nesse ponto entra a importância de contar com uma imobiliária de confiança e reconhecida no mercado. Nesse sentido, a Vitta Residencial se destaca como uma imobiliária referência no ramo, negociando condomínios de alta qualidade no mercado. Quer conhecer mais os imóveis anunciados? Entre em contato conosco e confira os lançamentos dos novos empreendimentos!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também