A negociação para a aquisição de um imóvel é um procedimento que exige atenção. É importante analisar bem o processo de financiamento e tomar certos cuidados para não sofrer prejuízos financeiros. Afinal, no meio de tantos detalhes, pessoas mal-intencionadas podem aproveitar uma oportunidade para aplicar um golpe na hora da compra do imóvel.
Tais práticas consistem na aplicação de estratégias maldosas no intuito de enganar a vítima. Geralmente, o golpe envolve a venda de um imóvel por um preço bem inferior ao praticado no mercado, negociação com documentação falsa e outras práticas.
Quer saber mais sobre o tema para não se tornar mais uma vítima? Neste post, reunimos algumas dicas sobre como identificar e evitar problemas na compra de imóvel. Boa leitura!
Quais são os principais riscos na compra de imóveis?
Para evitar ser mais uma vítima, você precisa conhecer primeiro quais são os golpes mais praticados no mercado imobiliário. A seguir, confira os principais exemplos de condutas.
Golpe dos múltiplos compradores
Esse golpe consiste na venda simultânea do mesmo imóvel para vários compradores. O proprietário aproveita a existência de mais de uma pessoa interessada para negociar o bem para vários compradores ao mesmo tempo e utilizando idêntica documentação.
Sendo assim, um comprador desconhece o fato de que há outra pessoa também negociando o mesmo imóvel com o vendedor. Porém, assim que o golpista recebe o valor do sinal (ou até mesmo o valor integral constante no contrato), ele não dá mais satisfações e desaparece.
Nesse sentido, vale destacar que o Direito prevê que aquele que registrar o imóvel primeiro, terá seus direitos salvaguardados e poderá se defender perante os demais. Como consequência, os demais contratantes sofrerão prejuízo. De qualquer forma, é possível discutir a negociação pela via judicial.
Localização errada ou inexistente
O vendedor má intencionado faz a negociação da propriedade com o comprador sem informar a localização real do lote que será vendido, não sendo aquela que consta como o endereço perante o registro do imóvel no cartório do RGI. Isso significa que a pessoa está negociando um lote ou empreendimento que sequer existe.
Por isso, é sempre importante ir antes até o local onde será o futuro imóvel e verificar placas existentes e comunicações da construtora.
Documentação falsa
O vendedor do imóvel falsifica a escritura no cartório contendo os dados do dono legítimo, inserindo as suas informações pessoais e se passando pelo verdadeiro proprietário. Como consequência, a transferência de propriedade é nula e o comprador não se tornará o proprietário do imóvel, ficando no prejuízo.
Como evitar problemas na compra de imóvel?
Agora que você já conhece os principais golpes, que pessoas oportunistas aplicam, confira algumas dicas de como se proteger deles!
Busque uma imobiliária de confiança
Todo imóvel deve ser comprado de uma construtora ou imobiliária renomada e de confiança, atuante no mercado. Para isso, é importante pesquisar por referências, pela reputação da marca e saber mais sobre o trabalho da empresa perante o mercado imobiliário. Você pode pesquisar as avaliações dadas por outros consumidores e buscar por reclamações na plataforma do Reclame Aqui, por exemplo.
Além de visitar quais outros empreendimentos da construtora já foram entregues na sua cidade.
Confira os documentos no cartório
O recomendado é comparecer ao cartório de Registro de Imóveis e solicitar a documentação do imóvel, como a certidão de matrícula de imóvel e a Certidão Negativa de Ônus reais. Pois, assim, você providencia a documentação exigida corretamente.
Preste atenção no financiamento
O financiamento imobiliário deve ser contratado com um banco, consórcio ou com uma instituição de boa reputação no mercado. Ao conhecer a procedência da instituição bancária ou financeira, você ficará tranquilo ao realizar a compra de um bem de grande valor.
Visite o imóvel
Vá até o local e verifique de perto a estrutura do imóvel. Essa é uma forma de saber que ele realmente existe e conhecer mais sobre a região. Não feche um negócio sem antes visitar o imóvel e ter a certeza das suas condições.
O conhecimento é a melhor forma para evitar ser vítima de problemas na compra de um imóvel. Portanto, antes de fazer uma transferência ou depósito ou de concluir qualquer negociação, verifique a matrícula do imóvel perante o cartório e pesquise sobre a história da construtora.
No momento de adquirir um imóvel, todo cuidado é necessário para não ser enganado e não ter que arcar com sérios prejuízos financeiros. De qualquer forma, o ideal é contar com o apoio de uma imobiliária e de consultores especialistas para ajudar ao longo do processo. E aí vem a importância de comprar com uma construtora de confiança, como a Vitta! Não perca mais tempo e entre em contato conosco!
Entendeu como fazer para evitar problemas na comprado seu imóvel? Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!