Habitar um novo imóvel sempre traz a deliciosa sensação de recomeço. Afinal, não há quem resista ao prazer de montar espaços diferentes e dar aquela renovada na decoração. É claro que, para isso acontecer, precisamos encarar processos não tão agradáveis, como organizar mudança.
Muita gente tem arrepios só de pensar no trabalho de embalar, transportar e organizar as coisas em outro endereço. Mas não precisa ser assim todas as vezes, concorda? Com um bom planejamento e o preparo antecipado de algumas etapas, você pode transformar um evento atribulado em algo tranquilo.
Quer saber como? Neste post, preparamos um passo a passo completo para facilitar a sua missão do início ao fim. Continue a leitura para não ter erro!
1. Comece com um bom desapego
Às vésperas da mudança é o momento perfeito para dar aquela revisada nos guarda-roupas, nos armários da cozinha e demais compartimentos que guardam muitos pertences. Na correria da rotina, nem sempre conseguimos fazer uma análise completa para definir o que não tem mais utilidade.
Nesse caso, o ideal é que você cumpra essa primeira etapa alguns dias antes do transporte, de modo que consiga dedicar tempo suficiente para as próximas. Aproveite que tudo será retirado das gavetas e nichos para identificar o que deve virar desapego, solicitando que cada membro da família faça esse exercício para facilitar a vida de todos.
Os itens separados podem ter três destinações, de acordo com o estado de conservação: descarte, doação ou venda. Inclusive, ao organizar uma mudança com bastante antecedência, você ganha tempo para anunciar algumas peças na internet e outros espaços, a fim de juntar um dinheirinho.
2. Organize os pacotes de cada categoria
Um imprevisto comum na hora de mudar de endereço é a falta de embalagens para guardar as coisas. Ainda que existam empresas que oferecem o serviço de empacotamento, não deixe de providenciar caixas e outras estruturas alguns dias antes. Dessa forma, você pode acondicionar os pertences aos poucos, sem pressa de terminar logo.
Além disso, complementos, como fita adesiva e cordões, também são importantes para lacrar os pacotes e fixar os materiais de proteção. Na necessidade de arrastar os móveis, por exemplo, o ideal é usar tapete sob os pezinhos para não danificar o chão e a própria base da mobília. Outros tecidos maiores podem ser amarrados aos eletrodomésticos para evitar que sofram arranhões.
Se você não sabe como organizar mudança mais rápido, divida os objetos em categorias para acomodar itens semelhantes na mesma embalagem. Assim, roupas em caixas de papelão, calçados em sacos plásticos e bibelôs enrolados em plástico bolha, por exemplo.
3. Identifique os volumes com etiquetas
Outro cuidado que agiliza a organização das coisas ao fazer mudança, tanto no atual imóvel quanto no novo endereço, é a identificação do conteúdo dos pacotes. Nesse sentido, você pode apostar no jeito clássico, anotando os nomes dos objetos com uma caneta ou marcador diretamente na embalagem, mas lembre-se que nem todas as superfícies são fáceis de rabiscar.
A melhor saída é providenciar etiquetas adesivas que permitam o registro dos nomes em qualquer invólucro. Elas são facilmente encontradas em papelarias, mas também podem ser customizadas com papel e fita. Desse modo, se você cobriu um kit de utensílios com tecido escuro, basta colar a etiqueta em uma área de fácil visualização.
4. Reforce a proteção de peças frágeis
Não tem nada mais chato que perder coisas por descuido, principalmente em um momento que já costuma gerar um pouco de estresse. Por isso, reserve alguns minutos para se dedicar apenas ao empacotamento dos artigos delicados. Esse esforço valerá a pena para prevenir estragos durante o transporte e o ato de descarregar.
Mas como organizar mudança dos elementos frágeis? A maneira mais simples é acomodar esses objetos em caixas e, depois, preencher os espaços vazios com pedaços de isopor, papel sulfite enrolado ou flanelas. Ocupar a área livre vai evitar que cerâmicas, vidros e porcelanas que compõem a decoração do lar quebrem devido ao movimento ou atrito excessivo.
5. Solicite o desligamento de serviços
As empresas responsáveis pelo fornecimento de água, luz, internet e demais serviços costumam pedir um prazo para transferir os recursos a outro imóvel. Então, não deixe para solicitar o desligamento na última hora. Entre em contato com cada lugar e avise sobre a necessidade de fazer o corte e posterior acionamento das instalações.
Ainda, aproveite o instante desses ajustes para atualizar as suas contas em aplicativos, e-mails e demais cadastros. Substitua o endereço atual pelo novo, revisando o preenchimento dos dados para não se esquecer de nada. Assim, documentos importantes e demais correspondências serão destinadas ao local certo.
6. Leve pertences de valor com você
É fundamental garantir a reserva financeira para contratar uma empresa idônea e reconhecida por prestar serviços de qualidade. Mas mesmo com o suporte de uma equipe de confiança, é interessante que você carregue pertences de valor — tanto financeiro quanto sentimental — separadamente.
Os funcionários sabem como organizar mudança da melhor forma, mas jamais terão a mesma percepção da família sobre aquilo que gerou boas memórias ou tem grande significado. Portanto, vale a pena separar itens como joias, documentos e aparelhos pessoais — celular, tablet, notebook, câmera fotográfica etc. — para levar no carro.
7. Organize um local de cada vez
O planejamento de mudança não acaba quando as coisas chegam ao destino final. Entenda que é normal perder a motivação ao adentrar o apartamento novo com tudo distribuído de forma desordenada. Mas, calma, pois tem como amenizar essa sensação se você montar um cômodo de cada vez.
Móveis, eletrodomésticos e outros itens volumosos costumam ser posicionados em seus respectivos lugares de primeira. Cabe à família dispor o restante de modo que, aos poucos, tudo vá ocupando seu devido cantinho. Nessa etapa, sugerimos que você incentive o grupo a terminar um ambiente inteiro antes de passar para o próximo.
Com paciência e colaboração, o lar estará pronto antes do prazo esperado para que seja desfrutado ao máximo. Repasse as dicas de como organizar mudança a quem for participar do processo e as etapas ficarão mais leves para todos. Depois, é só deixar que cada morador celebre do seu jeito para começar a nova jornada com muita alegria.
Gostou do artigo e quer ficar por dentro de outras publicações? Siga os nossos perfis no. Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!