Como comprar um apartamento ganhando um salário mínimo?

Quer saber como comprar um apartamento ganhando um salário mínimo? Muita gente acha que é algo impossível, mas saiba que com um bom planejamento dá para transformar esse sonho em realidade. E não é...

Quer saber como comprar um apartamento ganhando um salário mínimo? Muita gente acha que é algo impossível, mas saiba que com um bom planejamento dá para transformar esse sonho em realidade. E não é tão difícil quanto você deve imaginar. Basta ter disciplina e conhecer as opções que o mercado oferece.

Vamos descobrir como fazer isso? Então, acompanhe este post, anote as dicas que separamos para você e saiba como conquistar seu cantinho mesmo ganhando pouco!

Conheça sua situação financeira

O primeiro passo é entender bem como está sua saúde financeira. Você sabe o quanto ganha e pode ser que tenha uma ideia do quanto gasta. Porém, é preciso compreender a fundo para onde o seu dinheiro está indo.

Para isso, faça uma planilha ou utilize um aplicativo. Em seguida, registre sua renda e seus gastos fixos, ou seja, aluguel, contas de água, luz, internet, condomínio, parcelas de pagamento de empréstimo entre outros.

Por fim, lance seus gastos variáveis, como as despesas com lazer, compras, viagens, entre outras. Ao longo dos seus dias, anote todos os pequenos custos, até mesmo os que parecem insignificantes. Acredite: no final das contas, eles fazem uma grande diferença em seu orçamento. Depois de tudo registrado, você conseguirá visualizar exatamente como está a sua situação financeira.

Identifique onde é possível economizar

Após finalizar sua planilha, analise com atenção os seus gastos e identifique quais deles podem ser diminuídos ou, até mesmo, cortados. Sempre há como poupar. Por exemplo: você utiliza todos os benefícios do seu plano de celular ou um mais simples atenderia às suas necessidades?

Você realmente precisa de tantas assinaturas de streaming? Se precisa almoçar fora por conta do trabalho, há algum lugar que cobre mais barato? Que tal trocar a academia por atividades ao ar livre no parque? As contas de água e luz também podem ser reduzidas com algumas mudanças simples nos hábitos.

Evitar deixar a luz acesa durante o dia ou em ambientes vazios, ajustar a temperatura do chuveiro, esperar acumular mais peças de roupas para lavá-las na máquina, fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes e do chuveiro enquanto se ensaboa são só alguns exemplos que fazem uma diferença enorme na fatura mensal. Enfim, analise cada um dos itens e reflita sobre como eles podem ser diminuídos.

Renegocie dívidas

Mais de 77% dos brasileiros têm dívidas. Se você faz parte desse grupo, saiba que mesmo assim é possível comprar seu apartamento. Para isso, liste todos os seus empréstimos e analise quanto eles impactam seu orçamento doméstico.

Se as parcelas consomem uma parte muito grande da sua renda, é importante considerar a possibilidade de renegociar as dívidas. Entre em contato com cada um dos credores, demonstre sua intenção de pagar as dívidas e verifique se há a possibilidade de chegarem a um acordo justo para ambos os lados.

Se você já está com parcelas em atraso, os feirões de renegociação são uma excelente opção. Periodicamente, instituições financeiras e algumas empresas privadas realizam esses feirões por todo o país, concedendo descontos de até 90% sobre o valor total da dívida. Para não perder essa oportunidade, tenha atenção à divulgação das datas e locais.

Faça um planejamento financeiro

Outra dica muito eficaz para comprar um apartamento ganhando um salário mínimo é fazer um bom planejamento financeiro. Um método muito eficiente é o que chamamos de 50-35-15. Ele consiste em direcionar sua renda de acordo com prioridades da seguinte maneira:

  • 50% da renda para gastos essenciais, como aluguel, contas de energia, água, internet, transporte, entre outros;
  • 35% da renda para estilo de vida, como passeios, hobbies, lazer, academia, compras, entre outros;
  • 15% da renda para prioridades financeiras, como pagamento de dívidas ou economia para dar de entrada em um imóvel.

Essas são porcentagens flexíveis, o que significa que você deve utilizá-las como base e alterá-las conforme a sua realidade. Por exemplo, para algumas pessoas, é possível diminuir os 35% gastos com estilo de vida para 20%. Desse modo, mais 15% podem ser direcionados para as prioridades financeiras, principalmente se a sua intenção é comprar um imóvel.

Utilize a composição de renda

A maioria das pessoas utiliza o financiamento imobiliário para comprar um apartamento. O que muitas desconhecem é que é possível reunir a renda de duas ou mais pessoas e, assim, aumentar o limite de crédito disponível.

Como cada instituição financeira tem suas particularidades, é preciso pesquisar para saber quais são as condições. No entanto, geralmente a composição de renda é aceita entre familiares, e até mesmo amigos. Vale a pena conferir.

Utilize o FGTS

Outra forma de conseguir comprar um imóvel ganhando pouco é utilizando o saldo do FGTS para abater o valor do apartamento. Para isso, é preciso se enquadrar nas seguintes condições:

  • mínimo de 3 anos de carteira assinada;
  • renda suficiente para que as parcelas do apartamento não excedam 30% da renda;
  • não ter imóvel no nome na mesma região do imóvel a ser financiado;
  • não ter o nome negativado;
  • não ter outro financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Agora que você sabe como financiar um apartamento ganhando um salário mínimo, não deixe de seguir as nossas dicas para, assim, conquistar o seu sonho o mais breve possível!

Quer encontrar o imóvel perfeito para morar e que cabe no seu bolso? Então, entre em contato com a Vitta Residencial e saiba como podemos ajudar você!

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também