A pandemia do COVID-19 está causando grande preocupação entre as pessoas do mundo todo, inclusive no Brasil, que teve o primeiro caso confirmado em 25 de fevereiro de 2020. Atualmente, no Brasil há mais de 500 pessoas infectadas e quatro mortes confirmadas causada pelo coronavírus, de acordo com as Secretarias estaduais de saúde.
E você, sabe como agir diante dessa situação? Então confira nosso post exclusivo com mais informações sobre a doença e dicas para prevenção do coronavírus!
O que é o coronavírus?
O coronavírus faz parte de uma “família” de vírus, agentes causadores de doenças respiratórias, e já é conhecido desde 1937. Mas, somente em 1965, recebeu esse nome, devido a sua aparência de coroa, identificada através de análise microscopia.
Os coronavírus já infectaram muitas pessoas ao longo dos anos. E, o COVID-19 é mais um vírus dessa “família” que tem despertado atenção de todos ao redor do mundo.
Onde surgiu o Coronavírus?
Em 1/12/2019, o novo agente do vírus foi descoberto, e, consequentemente, recebeu o nome de COVID-19. Após casos da doença serem diagnosticados em pessoas na China, mais precisamente em Wuhan, capital e maior cidade da província de Hubei.
Até o momento, a China e a Itália são os países mais afetados pela pandemia, com maior número de infectados e mortes. Porém a doença vem se espalhando pelo mundo e, atualmente, conta com mais de 200 mil casos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Como é feita a transmissão do vírus?
Esse vírus é altamente contagioso, tendo uma velocidade de contágio de até 10 vezes a mais que a gripe comum. Por isso, a prevenção coronavírus é tão importante.
A transmissão pode ser realizada após contato com:
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, e, consequentemente, do contato com a boca, nariz ou olhos;
- Contato pessoal com pessoa com o vírus, através de toque, abraço, beijo ou aperto de mão;
- Espirro;
- Gotículas de saliva;
- Tosse;
- Catarro.
Quais são as pessoas de maior risco?
Nenhuma pessoa está imune ao novo coronavírus. Homens, mulheres em qualquer faixa etária, e até as crianças podem ser infectadas. Entretanto, há um grupo de risco, essas pessoas devem ter um cuidado ainda maior para evitar a contaminação com o vírus.
As pessoas que fazem parte do grupo de risco e que necessitam de mais prevenção coronavírus são:
- Idosos, acima de 60 anos de idade, pois é uma doença que debilita mais pessoas acima dessa faixa etária. A taxa de mortalidade entre os idosos é a maior, sendo de 10 a 15% para esse grupo, enquanto pessoas abaixo de 40 anos a taxa é de 0,2% de óbitos, conforme dados dos pacientes diagnosticados com a doença.
- Pessoas com doenças pré existentes, como diabetes, hipertensão, aids, câncer, entre outras doenças imunodepressoras.
Quais são sintomas do Coronavírus?
Os principais sintomas do COVID-19 são:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar;
- Dores no corpo e de cabeça.
Para diagnóstico, é realizado um teste específico. Entretanto, procure orientações médicas sobre como proceder em caso de dúvidas ou sintomas da doença.
Dicas de prevenção do coronavírus
A conscientização e prevenção do coronavírus é a melhor forma de evitar a transmissão do vírus. Assim, o Ministério da Saúde do Brasil orienta que toda a população sigam as medidas básicas de higiene. Confira as dicas para se prevenir e evitar a proliferação do vírus:
Lavar as mãos
Lavar as mãos com regularidade ajuda a eliminar o vírus de uma das áreas do corpo que ficam mais expostas a contaminação e transmissão do coronavírus.
O correto é a lavagem das mãos, punhos, dedos e pontas dos dedos, sempre com água e sabão, principalmente após contato com superfícies que possam estar contaminadas, como transportes públicos, maçanetas, antes das refeições, após chegar em casa, ao ter contato físico com outra pessoa.
Em caso de não ter água e sabão para lavar as mãos, utilize o álcool em gel 70% para fazer a higienização dessa área.
Tenha cuidado ao espirrar ou tossir
Para evitar a transmissão do vírus, é preciso cuidado ao espirrar e tossir. É preciso cobrir a boca e nariz, usando o cotovelo ou um lenço de papel.
Evite aglomerações
As aglomerações também devem ser evitadas durante o período, pois a recomendação é manter, no mínimo 1 metro de distância de pessoas contaminadas pelo vírus, mesmo as assintomáticas.
Além do mais, se estiver doente, fique em casa, mesmo que não for para locais com aglomerações.
Deixe os ambientes bem ventilados
Para facilitar a ventilação de ar e evitar que o vírus fique nos ambientes, é necessário deixar todos os ambientes bem ventilados.
Não compartilhe objetos pessoais
Objetos pessoais não devem ser compartilhados, como talheres, copos, pratos, entre outros. E limpe os objetos tocados frequentemente.
Cuide dos idosos
Como os idosos fazem do grupo de risco, é preciso ter um cuidado maior com eles. É recomendado que eles fiquem em casa, evitando assim o contato com o vírus.
Se você cuidar ou morar com pessoas idosas, é preciso limitar a saídas de casa, evitando se contaminar e transmitir o vírus para eles.
Não se desespere no supermercado
Não é preciso desespero na hora de fazer as compras, nesse momento é preciso ter civilidade e saber que outras pessoas também precisam de alimentos, compre somente o necessário.
Se puder, faça home office
Fazer home office é uma das melhores formas de prevenção do coronavírus, sendo também um ótimo período para dar andamento a projetos que estavam parados.
O contato e reuniões com colegas, clientes e parceiros podem ser feitas por meio de vídeos, por exemplo.
Não abrace ou beije outras pessoas
O abraço, beijo e aperto de mãos devem ser dispensados durante esse período. Isso não é ser chato, é se prevenir e trazer mais segurança para você e sua família. O sorriso está liberado.
Pratique a empatia dentro do condomínio e vizinhança
Para evitar a transmissão dentro do condomínio, siga as orientações de higiene e prevenção do coronavírus, como evitar fazer confraternizações, hábitos que coloquem em risco a saúde da sua família e vizinhança.
Além disso, tenha paciência com seus vizinhos, pratique a empatia e compreensão que esse momento é de conscientização, colaboração e adaptação a todos.
Agora que você já conhece e sabe como fazer a prevenção coronavírus, não esqueça de colocar as dicas de higiene e cuidados em prática. Para ficar por dentro das novidades e conteúdos relacionados, acompanhe sempre o blog da Vitta Residencial.