As linhas de crédito oferecidas pelos bancos têm a finalidade de ajudar na antecipação da aquisição de um bem e na realização de um sonho que demoraria para se concretizar. Há diversos tipos de crédito sendo ofertados e de fácil contratação, sem burocracia, por isso é necessário o dobro de cuidado antes de contratá-los.
Podemos separar as linhas de crédito entre crédito para consumo e crédito para formação de patrimônio.
Mas, você sabe a diferença entre elas?
Por isso, a Consultoria Financeira do Meu Pé de Meia vai diferenciar essas duas modalidades de crédito, para que você tome a melhor decisão financeira sempre!!
Crédito de consumo
Este tipo de crédito é ofertado por todos os bancos, podendo ser contratado com o gerente nas agências bancárias, nos caixas eletrônicos ou pelos aplicativos. Por ser uma modalidade de crédito menos burocrática, isto é, de fácil contratação e sem solicitação de garantias, as taxas de juros normalmente são mais altas, comprometendo uma grande porcentagem da renda de quem o contrata.
Esta modalidade de crédito não está vinculada à aquisição de um bem de valor, de algo que vá agregar na construção do seu patrimônio, e esse é um grande perigo, pois sempre que esse tipo de crédito é contratado, você terá o compromisso de pagar as parcelas e não sobrará dinheiro para financiar algo de valor.
Exemplos de crédito de consumo: empréstimos para parcelar o cheque especial, o cartão de crédito, contas em atraso ou para adquirir algo que vai além do valor que tem disponível.
É preciso ter cautela para que sua renda não fique sempre comprometida com este tipo de crédito e atrapalhe a realização de seus sonhos.
Como não precisar dos créditos para consumo
Manter as contas em dia te traz liberdade e tranquilidade tirando a necessidade de contratar empréstimos. Há várias formas de manter as contas em dia, pode ser através de uma planilha, aplicativos ou um caderno. Definido a forma de controle, anote tudo que você precisa pagar e tudo que você recebe e só compre algo quando tiver dinheiro disponível. Dessa forma você evitará contratar empréstimos que comprometem a sua renda e não permitem que você cresça financeiramente.
Crédito para a formação de patrimônio
Este modalidade de crédito é utilizada para adquirir um bem de maior valor e que irá compor o seu patrimônio e que fará diferença em sua vida. O seu dinheiro será direcionado para algo que resultará em um benefício futuro.
Um exemplo de crédito para a formação de patrimônio é o financiamento imobiliário, que por ser um crédito que tem o imóvel como garantia é ofertado a uma taxa menor e um prazo maior para pagamento, o que facilita sua contratação. Há um fluxo a ser seguido, mas fique tranquilo, pois aqui no Blog temos várias matérias falando sobre como contratar um financiamento imobiliário.
Este tipo de crédito torna possível a antecipação de um sonho, que demoraria para acontecer se não fosse a facilidade do financiamento. O crédito é uma excelente ferramenta, desde que seja utilizado com sabedoria e contratado na modalidade que te favorece.
Como contratar o crédito certo
Diante de inúmeras ligações de ofertas de crédito e a própria facilidade de contratação, segue algumas dicas para não cair na tentação de contratar algum tipo de empréstimo que não lhe beneficiará:
- Mantenha as contas em dia;
- Saiba dizer não;
- Junte dinheiro para pagar suas compras à vista e evitar inúmeros parcelamentos;
- Compre o que for realmente necessário, portanto, pense sempre muito bem antes de adquirir algo;
- Tenha objetivos para o seu dinheiro;
- Não use o cheque especial, pois assim você evita a cobrança de juros;
- Viva dentro do seu orçamento.
Pesquise sobre as linhas de crédito, saiba como funciona um financiamento imobiliário e o que é necessário para a sua contratação. Direcionando o seu dinheiro para o que realmente é importante, você terá condições de fazer o crédito certo e adquirir seu imóvel.
Como se programar para a formação de patrimônio
Já vimos como a contratação do crédito certo beneficia sua vida, fazendo com que você empregue seu dinheiro em algo que será benéfico para você e sua família. Ter um orçamento organizado é fundamental, e há três tipos de situações financeiras:
- Despesas maiores que as receitas;
- Receitas maiores que as despesas;
- Receitas iguais às despesas.
Todas as pessoas se enquadram em alguma dessas situações e elas independem da renda recebida, pois podemos ter pessoas ganhando muito bem e que acabam gastando mais do que ganham, estando endividadas e que não possuem nenhum patrimônio. E o contrário também existe, pessoas que ganham menos, mas que gastam menos do que ganham e possuem um imóvel. A quantidade de dinheiro que se ganha não define a situação financeira de alguém.
Para ser possível contratar um financiamento para adquirir um imóvel você precisa estar na situação com as receitas maiores que as despesas, para que seja possível pagar a prestação do financiamento. Não tem segredo ou fórmula mágica, é ter uma meta definida, controle e disciplina. Pessoas imediatistas tendem a ter mais dificuldade neste processo, pois acabam contratando mais créditos para o consumo, pois deseham satisfazer um desejo do momento e entram em um ciclo difícil de sair, sempre tendo muitas parcelas de compras para pagar, que poderiam ter sido evitadas.
Agora é só pesquisar qual será o seu imóvel
A Consultoria Financeira do Meu Pé de Meia quer que você cresça financeiramente tomando as melhores decisões em relação ao seu dinheiro. A partir de agora que você já sabe as diferenças dos créditos, sabemos que você contratará o crédito certo para a formação do seu patrimônio.
E se você está à procura do seu imóvel, que tal espiar nossos empreendimentos? Temos a certeza de que um deles é a sua cara. Clique Aqui e venha ser Vitta também!