Conhecida pela fé, tradição religiosa e pela riqueza cultural, Uberaba tem uma história marcada pela existência de igrejas e abadias construídas há séculos, museus, sítios arqueológicos e muita cultura. No próximo dia 2 de março, a cidade completa 201 anos de fundação e muito desenvolvimento.
A cidade é um dos maiores e mais importantes municípios do interior do estado de Minas Gerais, ocupando a 8º posição no ranking da cidade mineira mais populosa e a 2º posição na região do Triângulo Mineiro, com aproximadamente 337 mil habitantes.
Quer saber mais detalhes sobre a cidade? Preparamos este post para que você conheça mais sobre a história de Uberaba e as curiosidades dessa região. Boa leitura!
Qual a origem da cidade de Uberaba?
Até 1820, a região era apenas uma vila, conhecida como Santo Antônio do Beraba. Foi nessa época, porém, que ela foi elevada à categoria de freguesia por D. João VI, a pedido do Major Eustáquio, sendo desmembrada da Freguesia do Desemboque.
A partir daí, a vila passou a ser chamada de Vila de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba. Entre 1836 a 1856, a região passou a ser considerada como uma cidade e ganhou finalmente o nome de Uberaba em maio de 1856.
Qual é a origem do nome Uberaba?
Historiadores divergem sobre a origem do nome da cidade Uberaba. Existem 3 versões principais. A corrente mais tradicional defende que a palavra tem origem indígena e significa “rio de águas claras e cristalinas” ou “rio claro”.
A inicial U significa água e VERAVA significa resplandecente ou cristalino. Essa é a posição do professor Xavier Fernandes e consta no volume 2 da sua obra “Topônimos e Gentílicos”.
A segunda posição, de Augusto de Lima Júnior, defende que os índios caiapós que habitavam a região chamavam de “Uberabaé” uma ave peralta colorida que vivia no local.
O historiador Von Martius, por sua vez, defende que a palavra vem de “Obayroba”, sendo que Oba significa palmito e Yroba quer dizer amargosa. Essa é uma planta comum na região, chamada atualmente como gariroba.
Qual o bairro mais antigo da cidade?
Situada no Triângulo Mineiro, Uberaba é considerada, atualmente, como uma cidade de porte médio.
Seu bairro mais antigo é o Abadia, sendo também o mais populoso do município. Situado na parte sudeste da cidade, o bairro foi marcado pela construção da Santa Casa de Misericórdia no ano de 1858, apenas 2 anos depois de Uberaba passar finalmente a ser uma cidade.
A povoação da cidade do Triângulo Mineiro remonta ao século XIX, quando a instituição de entidades assistenciais passou a atrair mão de obra para a região, que começou a crescer cada vez mais.
Quem foram os primeiros habitantes?
Os primeiros habitantes da cidade foram os índios tupis, os tremembés, os caiapós e araxás. Historiadores defendem que as tribos tinham hábitos nômades e costumavam se deslocar de uma região para a outra.
Com o advento da colonização, Uberaba se tornou uma das regiões administrativas da Coroa Portuguesa. O governador da Capitania, que abrangia a região de São Paulo e Minas Gerais, planejou a construção de estradas para a exploração e coleta de ouro, além de promover o desenvolvimento da região por meio da prática da agricultura e pecuária.
Esses fatores contribuíram para a povoação do local. Assim, os conquistadores começam a ocupação do Triângulo Mineiro (sob a jurisdição de Goiás até 1816), que servia como passagem para o sertão e território goiano. A região de Uberaba, mais especificamente, servia de rota para os exploradores.
Quem foi o primeiro prefeito?
O capitão Domingos da Silva e Oliveira foi o primeiro prefeito e fundador de Uberaba. O político iniciou o seu mandato em 7 de janeiro de 1837 e terminou em 1841, tendo sido o Presidente da Câmara Municipal.
Recentemente, ele ganhou uma homenagem com o nome da rua Capitão Domingos, em Uberaba, bem próximo à Fazenda da Conquista, local de sua residência por muitos anos.
Quais são as curiosidades de Uberaba?
Conheça alguns fatos curiosos e importantes sobre a cidade de Uberaba:
- a igreja de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade, teve a sua construção iniciada em 1881 e foi concluída em1899. O local foi elevando à categoria de Basílica em 2020;
- o Zebu Valley é considerado como um grande polo da área do Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia e Robótica, contando com diversas startups. A região abrange uma grande comunidade acadêmica e atrai muitos profissionais, contando com o apoio do poder público e entidades privadas e de sociedade civil;
- Uberaba conquistou uma marca no Guinness World Records por abrigar a maior casa de chocolate do mundo. A escultura de 15 m² foi planejada para ser exibida durante a 2ª Expocolate em 2018;
- Uberaba tem um geossítio arqueológico, conhecido como Geopark Uberaba – Terra de Gigantes em Peirópolis, o qual conta com museu de paleontologia e um centro científico de pesquisas, situado no bairro de Peirópolis, mais precisamente na zona rural da cidade.
- Uberaba é considerada a Capital do Gado Zebu. A cidade é sede de um grande complexo destinado ao estudo genético bovino, contando com diversas empresas que realizam inseminação, técnicas de reprodução, transferência de embriões e clonagem de animais.
Como deu para notar, a história de Uberaba é rica de fatos marcantes. A região do Triângulo Mineiro é marcada pela colonização, pela fé e pelas tradições locais. Além disso, a cidade oferece muitas opções de lazer e oportunidades de trabalho e estudo, além de proporcionar uma ótima qualidade de vida para os seus moradores.
Diante de tantos aspectos positivos, o mercado imobiliário em Uberaba ganha cada vez maior destaque e vem sendo considerado como um ótimo investimento para quem deseja morar em uma região valorizada e com ótimos indicadores.
A boa notícia é que a Vitta Residencial chegou em Uberaba e pode te ajudar a conquistar o seu imóvel próprio. Portanto, não perca mais tempo e comece já a buscar o apartamento ou casa ideal para você e planejar a sua mudança!
Ficou interessado em viver em Uberaba? Você será bem-vindo. Agora, não se esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa bela cidade mineira!