6 dicas simples para ter mais tempo com os filhos

Você já desejou ter mais horas disponíveis em seu dia para passar mais tempo com os filhos? Essa é uma vontade de inúmeros pais que contam com uma rotina agitada, divididos entre o trabalho e as ou...

Você já desejou ter mais horas disponíveis em seu dia para passar mais tempo com os filhos? Essa é uma vontade de inúmeros pais que contam com uma rotina agitada, divididos entre o trabalho e as outras atividades diárias. Mas você não precisa se sentir culpado. Afinal, mais importante que ter várias horas para os pequenos é ter um tempo de qualidade com eles.

De nada adianta estar sempre junto deles, mas estar com a cabeça em outro lugar, prejudicando a atenção que merecem e tanto querem. Por esse motivo, o ideal é fazer valer cada momento com os filhos, mesmo que a quantidade de horas não seja tão grande. Neste post, você encontrará dicas valiosas para aplicar em sua rotina e participar mais da vida dos seus pequenos. Acompanhe!

Entenda a importância de passar mais tempo com os filhos

O bom desenvolvimento de uma criança depende de uma série de fatores, como um cotidiano que envolve estudos, atividades de lazer, ajuda nas atividades domésticas de acordo com sua idade e, especialmente, a convivência com os pais. Quando todos esses elementos estão em harmonia, a criança terá uma excelente saúde emocional e saberá lidar bem com diversas questões que enfrentará ao longo da vida.

No entanto, como muitos pais precisam enfrentar uma rotina agitada, tentam suprir a falta de tempo com os filhos de formas erradas. Uma maneira bastante comum é compensar a falta de presença com presentes. Ou, ainda, excesso de zelo e permissividade. Isto é, não dizem os nãos que a criança precisa ouvir porque não querem que o pouco tempo junto deles seja com broncas.

Ainda há os que tentam passar a maior quantidade de tempo possível com as crianças. Porém, a atenção não está exclusivamente no filho. Essas atitudes podem fazer com que a criança se torne mimada, com dificuldades de socializar e tenha problemas na escola. Isso também a afetará em outras fases da vida, podendo torná-la um adulto inseguro, com sentimento de abandono, que pode desencadear problemas mais sérios.

Então, é fundamental que esse período destinado aos filhos seja de qualidade. Dessa maneira, mesmo que o tempo seja pequeno, será possível orientá-lo, cuidar do seu bem-estar e oferecer muito amor e carinho.

Como ter tempo na rotina corrida?

Como você viu, a convivência com os pais é imprescindível para o bem-estar dos filhos. A boa notícia é que bastam alguns ajustes na rotina para participar mais efetivamente da vida dos pequenos. Acredite: pequenas atitudes farão uma diferença enorme na vida deles. A seguir, veja como aproveitar melhor o tempo em família.

1. Dê um tempo da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Não é raro observarmos várias pessoas em um mesmo ambiente e cada uma delas imersa em seu próprio smartphone. Mesmo que tentem interagir entre si, a atenção maior está na tela. Portanto, a tecnologia tem se tonado um grande obstáculo nas relações.

Além disso, as crianças aprendem muito pelo que observam. Desse modo, se elas veem os pais distanciados pelo uso excessivo da tecnologia, certamente repetirão esse comportamento.

Então, quando tiver a oportunidade de estar com seu filho, esteja totalmente presente, dê toda a sua atenção a ele. Desligue a internet, deixe o celular, tablet e a TV para mais tarde. Dedique-se ao diálogo, aos carinhos, às brincadeiras e outras coisas.

2. Reserve um dia só para a família

Tenha um dia da semana para estar com sua família: cozinhar juntos, assistir algum filme em casa e, quanto o isolamento social terminar, programe para fazer passeios em família. Isso deve ser um compromisso, então evite ao máximo cancelá-lo, a menos que seja um motivo extremamente sério.

Sempre haverá outras opções. Mas se você tiver agendado esse compromisso e tratá-lo como prioridade, seu filho sentirá a real importância que tem em sua vida e aumentará a confiança em você.

Também é importante pedir a opinião do seu filho. Assim, ele sentirá que suas opiniões são importantes para você. Nesse dia, o objetivo deve ser apenas entreter as crianças. Então, não fale sobre trabalho ou outros problemas. Divirtam-se juntos!

3. Tenham um projeto em comum

Uma ótima maneira de estimular o convívio entre pais e filhos é realizar algum projeto juntos. Há inúmeras opções, como montar um quebra-cabeças, treinar algum esporte, completar um álbum de figurinhas, cuidar de uma horta em casa, entre tantas outras.

Dessa forma, seu filho aprenderá a ter responsabilidades e a importância de dar continuidade a algo começado. Mas a maior recompensa será ouvir ele falar “fiz isso com minha mãe” ou “aprendi isso com meu pai”.

4. Criem o hábito de comer juntos

As refeições são excelentes momentos para a família confraternizar, tanto durante o preparo quanto no momento de comer. Se o seu horário de trabalho não permite que você faça todas as refeições com a família, escolha ao menos uma delas para que todos possam sentar à mesa juntos.

Divida as tarefas e peça para que os filhos ajudem. Mesmo os pequenos podem ajudar com as tarefas mais simples, como arrumar a mesa, guardar algumas louças ou lavar os legumes e as verduras. Aproveite esse momento para ensiná-los sobre o trabalho em equipe e sobre ter responsabilidades.

5. Dê espaço para a troca de experiência

A comunicação entre pais e filhos é fundamental para estreitar os laços. Por isso, estimule-os a contar suas experiências, como foi o dia, sobre os amigos, se aprenderam algo novo. Demonstre interesse nas coisas que eles gostam, como o joguinho preferido, personagem que mais gostam, brincadeira que adoram.

Isso fará com que eles percebam o quanto você se importa com o que acontece na vida deles. Do mesmo modo, conte sobre a sua infância, relembre suas brincadeiras preferidas e proponha que se divirtam juntos, ora que do que você escolher, ora do que eles quiserem.

6. Acompanhe as tarefas escolares

Verifique diariamente a agenda escolar do seu filho, veja quais as tarefas de casa e oriente. Também, sempre pergunte como ele foi nas provas, se está entendendo as matérias ou sente alguma dificuldade, como é a interação com os coleguinhas e professores.

Aproveite as lições de matemática para explicar sobre educação financeira. Quanto mais cedo ele aprender, melhor será para a vida dele. Dependendo da idade, envolva-o no planejamento financeiro familiar, esclarecendo sobre os melhores hábitos de consumo e as práticas adotadas por vocês para economizar.

Ao acompanhar de perto o desenvolvimento escolar, ele sentirá mais confiança em você e se dedicará mais à escola. Caso ele tenha alguma dúvida, ensine-o sobre o tema ou mostre como deve pesquisar para saber mais sobre o assunto.

Agora que você já conhece nossas dicas ficará mais fácil ter mais tempo com os filhos, não é mesmo? E o melhor: será uma convivência de qualidade que refletirá positivamente no bem-estar e no desenvolvimento deles.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, siga nossa página nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube — e acompanhe nossas publicações exclusivas.

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também