Conheça 6 tipos de acabamento para apartamento

A etapa de acabamento é uma das mais importantes em uma obra. Nessa fase, são escolhidos os revestimentos que serão a principal referência para a escolha da decoração completa. 

A etapa de acabamento é uma das mais importantes em uma obra. Nessa fase, são escolhidos os revestimentos que serão a principal referência para a escolha da decoração completa

São diversos os tipos de acabamento e ao escolhê-los é importante estar atento às suas características técnicas e também a sua harmonização com todos os outros materiais escolhidos para a casa. 

A seguir, apresentamos os principais tipos de acabamentos, quais suas principais características e ainda qual a melhor forma de aplicá-los a sua obra. Acompanhe! 

Tipos de revestimentos

Na hora da escolha do seu revestimento é preciso estar atento a características técnicas das peças, considerando que cada fabricante tem diferentes processos de produção. Quanto mais possibilidades de revestimentos conhecer e mais criatividade utilizar para a escolha do tipo de acabamento, maior será a qualidade do resultado da obra e maior será a possibilidade de economia.

1. Revestimentos cerâmicos 

Os revestimentos cerâmicos são os mais utilizados na aplicação no piso e paredes dos imóveis. Esses, têm como principal função impermeabilizar a área em que está sendo aplicado.

Com isso, ele deve ser utilizado, principalmente, nas denominadas áreas molhadas, cômodos da casa que estão propícios a entrar em contato direto com uma maior quantidade de água, como cozinha, banheiro, varanda e área de serviço. 

Dentre esses modelos de revestimentos estão os pisos cerâmicos tradicionais e os porcelanatos. Esses dois modelos têm como diferença na forma como são produzidos, apesar de terem como base principal a mesma matéria-prima, a argila, a mistura para produção do porcelanato conta com uma maior quantidade de aditivos e a queima da matéria-prima é feita a altas temperaturas. 

A partir da escolha do modelo de piso que será utilizado é importante se atentar às características técnicas do seu revestimento. Dentre os porcelanatos existe uma grande variedade de acabamentos das peças que influenciam na sua qualidade final de uso e também na sua aparência final. A seguir, pontuamos duas das características mais importantes de serem analisar na escolha do porcelanato:  

  • Acetinado: Os pisos acetinados recebem uma camada de esmaltação fosca em sua fabricação, resultando em peças com pouco ou nenhum brilho. São ótimas opções para quem busca um revestimento mais discreto e com mais fácil limpeza. 
  • Polido: Os revestimentos polidos têm alto brilho devido o polimento feito nas peças, combinam com decorações mais sofisticadas. O cuidado a ser tomado com essas peças é que podem ser mais derrapantes em contato com a água. 

2. Pintura 

A pintura é uma das etapas de acabamento da obra e se feita de forma criativa pode potencializar a decoração e o uso de cada canto da sua casa.

Muitas pessoas optam pelo uso de tons neutros e sóbrios ao longo de todo seu imóvel, para não haver erros. Mas, com algumas técnicas é possível adicionar cores a seu ambiente harmoniosamente. 

Para isso, em primeiro momento é preciso fazer um pequeno estudo das cores que aplicará em cada cômodo, lembrando que elas têm o potencial de desenvolver distintas diferentes sensações, confira:

  • Azul: Desperta calma e relaxamento. Uma ótima opção para utilizar em quartos. 
  • Verde: Assim como o azul remete ao descanso e tranquilidade, pode ser usada em quartos e salas de estar. 
  • Amarelo: Cor da alegria, desperta atenção. Preferencialmente deve ser usada em áreas com mais movimentação ou que necessitem de maior atenção, como escritórios. 
  • Vermelho: Cor quente e de destaque, para não haver erros em sua aplicação uma opção é utilizá-lo pontualmente, criando ou formas, ou pequenas setorizações. 
  • Branco: O branco tem facilidade de harmonizar com outras cores e pode ser utilizado em harmonia com outras colorações. 
  • Preto: Cor que carrega um sentimento de maior peso, fica muito bem em mobílias e bancadas em decorações modernas. 

Após estar ciente de qual cor cai melhor no ambiente escolhido, é hora de escolher como ela será usada. As cores podem ser aplicadas em apenas uma das paredes do seu cômodo dando destaque a ela ou também é possível aplicá-las em pequenas áreas da parede criando desenhos e formas geométricas. 

3. Pedras naturais e polidas

A utilização de pedras para diferentes tipos de acabamentos e revestimentos nos imóveis é comum, devido sua versatilidade e variedade. A diversidade garante com que haja opções de qualidade e uma multiplicidade de valores tanto para o uso em áreas internas como externas. 

Dentre as finalidades desses revestimentos, os mais utilizados são para revestir pisos, paredes, calçadas e também nos balcões de cozinhas e banheiros. 

Nas áreas de piso, o uso de pedras é uma ótima opção para áreas externas. Nesse caso, para a escolha do modelo de pedra ideal é importante estar atento ao acabamento das peças.

Para áreas expostas à chuva ou em contato frequente com a água o ideal é optar por pedras com alto nível de absorção de água, ou seja, mais porosas e, também, antiderrapantes. Para essa finalidade as principais opções são a Pedra São Tomé, Miracema e a Pedra Portuguesa. 

Em caso de bancadas e balcões, o mais comum é optar por pedras com acabamento polido. Os granitos, ardósia e mármores, são ótimas opções, trazem sofisticação, são altamente resistentes e duradouras. Nesse caso, é importante, também, optar por peças com baixa absorção de água, para facilitar a limpeza e secagem da sua área de apoio. 

4. Piso laminado e vinílico  

Para aqueles que querem fazer mudanças na decoração da casa, mas estão com receio de todo o quebra-quebra, que essas alterações podem gerar uma opção muito funcional e de baixo custo se comparado aos revestimentos de cerâmica são os pisos laminados ou vinílicos. 

Esses modelos de revestimento são de fácil aplicação, podendo ser fixados em cima de revestimentos cerâmicos antigos, desde que estes não estejam soltos e estejam bem nivelados. Ambos, contam acabamento suave ao toque além de serem peças com opções de padronagens muito semelhantes a madeira, trazendo mais conforto ao seu lar. 

A diferença entre esses dois tipos de revestimento, o piso laminado e o vinílico, está no material em que são produzidos. O primeiro é feito com materiais à base de madeira e o segundo tem como base de produção o PVC. Essa diferença de materiais afeta na resistência final dos produtos. 

Os pisos laminados devem ser utilizados apenas em áreas secas, como quartos e sala, áreas que não tem contato frequente com água, pois podem inflar e estragar facilmente. Já os pisos vinílicos, podem ser utilizados em áreas molhadas, mas ainda assim, podem ter maior período de vida útil em áreas secas.  

Esses revestimentos são ótimas opções para regiões com longos períodos de frio ao longo do ano, por serem considerados um piso quente. 

5. Papel de parede  

Os papéis de parede são outra opção prática e de fácil aplicação, mas são utilizados exclusivamente nas paredes.

A maior vantagem dos papéis de parede está na grande variedade de modelos que podem ser encontrados no mercado, opções com estampas mais simples e minimalistas até desenhos mais elaborados, para criar decoração com personalidade e estilo pro seu ambiente. 

Esse modelo de revestimento pode ser aplicado em quase todas as paredes, desde que não tenha contato com água. Assim, é importante que ele seja fixado em locais secos, o mais regulares possível e sem infiltrações, para garantir maior tempo de vida e um acabamento de qualidade. 

6. Opções de iluminação  

A escolha da iluminação faz parte do acabamento da casa e pode ajudar a potencializar o valor estético dos seus revestimentos. Para criar maiores possibilidades de tipos de iluminação na sua casa ou apartamento, os forros de gesso são grandes aliados.

Com eles é possível utilizar plafons, criar rasgos de luz no teto e criar sancas, para valorizar as paredes, criando uma iluminação mais direcionada a elas. 

Para os locais que não possuem o forro de gesso é possível usar das mais diferentes luminárias para criar pontos de luz direcionados, como os trilhos de iluminação ou os pendentes de luz, uma ótima opção para iluminar pias e bancadas. 

O que priorizar na escolha dos revestimentos 

Conhecemos uma variedade de modelos de acabamentos, como e onde devem ser aplicados e diante dessas possibilidades é importante encontrar o modelo que melhor se adapta a seu orçamento, mas que também tenha qualidade e durabilidade. 

A etapa de acabamento de uma obra, pode ser a etapa mais cara, no entanto, ao buscar arriscar e utilizar da criatividade é possível conseguir resultados de luxo e com baixo custo

A escolha deve ser feita de forma cautelosa e principalmente se atentando ao uso que o revestimento terá em cada ambiente. 

Caso queira ter acesso a mais conteúdos de dicas de casa e decoração para ampliar o seu conhecimento nessa área, assine nossa newsletter, com ela você acessa conteúdos exclusivos e ficará por dentro das novidades da Vitta Residencial.

Receba nossas melhores dicas em decoração, educação financeira, mercado imobiliário e
muito mais!

Veja também