Não há dúvidas de que a cozinha é um dos ambientes mais importantes de um lar. Afinal, é nela onde a magia acontece, onde os sabores se misturam, e onde os melhores momentos em família são compartilhados frequentemente. Por isso, a escolha dos móveis planejados para cozinha é uma decisão fundamental.
Isso porque não se trata apenas de questão de estética. É sobre maximizar o espaço, criar um ambiente funcional e, claro, deixar a cozinha com a nossa cara. Por isso, trouxemos para você as melhores dicas para aproveitar os móveis que vão garantir que cada centímetro do cômodo seja muito bem aproveitado. Confira!
Quais são as 8 dicas para escolher melhores móveis planejados para cozinha?
1. Defina seu orçamento
A primeira dica é: determine o quanto você pode gastar. Apesar de ser importante investir em móveis de qualidade, não é recomendável gastar além do que você pode (e quer) desembolsar. Estipular um valor limite te ajudará a focar nas opções que cabem no seu bolso e evitar surpresas desagradáveis em seu orçamento pessoal.
Lembre-se: não é necessário gastar uma fortuna para ter uma cozinha bonita e funcional. Com planejamento, criatividade e muita pesquisa, você conseguirá escolher móveis planejados que sejam perfeitos para você.
2. Avalie o espaço disponível
É fundamental saber o espaço disponível antes de comprar qualquer móvel planejado. Sendo assim, medir, anotar e registrar cada detalhe do local é essencial para acertar na escolha. Entender o espaço ajuda a calcular o valor necessário e também a evitar a compra de móveis que não cabem ou que deixem o ambiente apertado.
Então, pegue a fita métrica, faça um esboço do espaço e planeje bem. Assim, você terá uma cozinha organizada, bonita e, acima de tudo, prática para o seu dia a dia.
3. Conheça os materiais
Os móveis planejados para cozinha podem ser fabricados em diversos materiais. E não é só uma questão de beleza. Cada um tem suas particularidades, benefícios e limitações. Há o MDF, que é feito a partir de fibras de madeira e tem ótimo acabamento. Ainda há o fato de que é bastante resistente ao empenamento e à umidade, mas é menos resistente a impactos.
Já o MDP é feito de partículas de madeira e tem resistência superior a impactos e peso. É perfeito para prateleiras e móveis que precisam suportar muito peso. Lembrando que ambos podem receber os mais diversos tipos de acabamento. Sendo assim, certamente você encontrará um perfeito para compor o estilo que você deseja.
4. Considere a praticidade
Uma cozinha bonita é maravilhosa, mas uma cozinha prática é ainda melhor. Quando falamos em móveis planejados, devemos pensar não só na aparência, como também na funcionalidade. Afinal, queremos facilitar a vida, não complicar, certo?
Para isso, os móveis devem facilitar a circulação, ter espaços para guardar os utensílios e eletrodomésticos, além de serem fáceis de limpar. Então, pense em como você usa sua cozinha no dia a dia. Onde você gostaria que estivessem as panelas? E os talheres? Planejar com praticidade em mente vai fazer sua cozinha ser um espaço que você vai amar usar todos os dias.
5. Planeje o armazenamento
Você sabia que uma cozinha bem planejada pode guardar muito mais do que você imagina? Para isso, é preciso planejar o armazenamento. Mas isso vai além de onde colocar pratos e copos. Temos que considerar os alimentos, temperos, eletrodomésticos, panos de prato e, até mesmo, o lixo.
Se cada coisa tiver o seu lugar, a organização fica muito mais fácil e a cozinha muito mais funcional. Então, na hora de escolher os móveis planejados, pense bem em tudo que precisa guardar. Uma boa dica é fazer uma lista para discutir com o profissional que vai fazer o seu projeto. Assim, nada ficará de fora!
6. Escolha um estilo
Sua cozinha pode (e deve) refletir o seu estilo pessoal. Ou seja, ao escolher os móveis planejados, você tem a chance de mostrar quem você é. Gosta de um estilo mais moderno, com linhas retas e cores sóbrias? Ou prefere algo mais clássico, com detalhes em madeira e tons mais quentes?
Talvez seja apaixonado por um visual retrô, com um toque de nostalgia e cores vibrantes. Não importa qual o seu estilo decorativo preferido, existe uma cozinha planejada perfeita para você. Então, na hora de escolher os móveis planejados para cozinha, pense no que te agrada, no que te faz se sentir bem.
7. Pense no futuro
Quando for escolher os móveis planejados para cozinha, pense no futuro! Isso porque a cozinha é um espaço que deve se adaptar às mudanças da nossa vida. Quem sabe você decida ter mais filhos, adotar um pet ou mesmo começar a fazer mais refeições em casa. Tudo isso pode exigir mudanças na sua cozinha.
Por isso, os móveis planejados para cozinha devem ser adaptáveis. Assim, você garante que o ambiente estará sempre pronto para atender às suas necessidades, seja agora ou daqui a alguns anos. Acredite, pensar no futuro na hora de planejar sua cozinha é uma decisão que você não vai se arrepender!
8. Procure profissionais qualificados
Uma coisa é certa: móveis planejados são um investimento. E como todo investimento, queremos garantir que seja bem feito, certo? Para isso, é essencial procurar profissionais qualificados. Somente eles têm o conhecimento e a experiência necessários para garantir que os móveis sejam bem feitos, instalados corretamente e durem muitos anos.
Além disso, um bom profissional pode te ajudar a escolher os melhores materiais, planejar o espaço e até a pensar no futuro. Lembre-se de que os móveis são um investimento a longo prazo. Por isso, vale a pena buscar quem realmente entende do assunto e que pode te ajudar a fazer as melhores escolhas.
Agora que você já sabe o que considerar, certamente fará a escolha certa para os móveis planejados para cozinha. A cozinha é um lugar especial e merece todo o cuidado e carinho na hora da decoração. Não se esqueça de que planejamento e poder contar com bons profissionais é a chave para um ambiente bonito e funcional, do jeitinho que você sempre quis ter.
Gostou das nossas dicas? Então siga nosso perfil nas redes sociais para receber ainda mais conselhos úteis. Estamos no Facebook, Instagram LinkedIn e YouTube!.