É fato que comprar um imóvel é o desejo de muitas pessoas, mas para isso acontecer é preciso pensar em todas as formas de pagamento e qual será a mais viável para o seu bolso, visto que anos e anos se passarão até a quitação completa. Primeiramente, é essencial conferir como é a entrada do imóvel que deseja, para dar início a essa conquista.
Somado a isso, é necessário analisar todas as condições existentes, por exemplo, pagamento à vista da entrada, parcelamento da entrada diretamente com a construtora, uso do FGTS, entre outras opções.
Mas, se você deseja oferecer à sua família uma melhor qualidade de vida, adquirir um imóvel é uma excelente alternativa de investimento. Afinal, trata-se de um bem que só tende a valorizar com o decorrer dos anos.
Neste post, citaremos algumas opções de entrada para se conquistar um imóvel, assim, você poderá adotar aquela que trouxer maior custo-benefício. Está gostando do conteúdo apresentado? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!
Por que comprar um imóvel é vantajoso?
Esse é um questionamento feito por muitas pessoas, então tentaremos expor aqui a vantagem de comprar imóvel. Em primeiro plano é preciso pensar na estabilidade em ter um imóvel, afinal, é um bem que não perde valor, pelo contrário, o seu preço tende a aumentar com o decorrer dos anos. Além disso, o fato de ficar trocando com frequência de casa é desgastante e custoso, por isso, ter um cantinho e poder chamá-lo de seu é muito prazeroso.
A construção de um patrimônio sólido também é outro motivo que faz dessa compra uma excelente opção, visto que, mesmo com oscilações da economia, um lar não perde o seu valor e nem a sua utilidade. Logo, ter um imóvel em seu nome é mais vantajoso do que ter dinheiro guardado no banco.
Quais são as principais formas de dar entrar entrada em um imóvel?
Várias são as oportunidades propostas pelo mercado para ajudar a população a conquistar o imóvel próprio. Por isso é preciso estudar e analisar bem a situação. Agora, listaremos algumas alternativas para ajudar com a entrada de apartamento.
Entrada parcelada
O imóvel na planta agrega uma série de vantagens, mas a que mais se destaca é o custo atrativo e o tempo maior para programar e estruturar a mudança.
Em caso de empreendimentos que ainda estão na planta, o pagamento da entrada do imóvel pode ser feito de forma parcelada até a entrega das chaves. É preciso frisar que mesmo em casos de financiamento, a entrada é obrigatória, visto que, não existe nenhum tipo de financiamento imobiliário que cubra 100% do imóvel.
Somado a isso, a vantagem é que você comprará um bem nunca antes ocupado, ou seja, será novinho, logo, não precisará gastar com reparos e manutenções. Afinal, já estará em perfeito estado.
Financiamento
Essa é uma das opções mais procuradas pela população para adquirir um imóvel, pois é mais acessível, sendo possível financiar grande parte do bem. Nesse caso, o indivíduo pode requisitar o crédito junto às instituições que trabalham com financiamento, como é o caso da Caixa Econômica Federal.
Mas lembre-se, que mesmo quando financiar um imóvel, é necessário dar uma entrada do valor do mesmo para a instituição bancária ou para a construtora. O certo é verificar qual a porcentagem de entrada de cada imóvel, pois a mesma vai depender do valor total do mesmo e em qual instituição financeira for feito.
Abatimento com FGTS
O FGTS é o fundo pago pelo empregador ao funcionário e que, por sua vez, fica depositado na Caixa Econômica em contas ligadas ao contrato de trabalho. Esse programa foi criado pelo Governo e visa fazer uma reserva de dinheiro para o trabalhador e também financiar moradias populares.
Nesse sentido, os requisitos para comprar imóvel usando o FGTS são:
- ter carteira assinada há, no mínimo, 3 anos;
- não ser proprietário de nenhum imóvel no local onde você deseja comprar um apartamento;
- trabalhar e morar nessa região.
Além disso, é preciso seguir alguns passos antes de dar entrada na compra do imóvel pelo FGTS. Em primeiro lugar, é necessário consultar o seu saldo para saber o valor existente, solicitar a utilização desse recurso por meio do site e, por fim, caso seja aprovado, investir no seu imóvel próprio.
Os documentos que precisam ser entregues para o abatimento com FGTS são:
- documento oficial com foto;
- CPF;
- certidão de nascimento;
- carteira de trabalho;
- comprovante de residência;
- extrato da conta do FGTS;
- declaração Imposto de renda pessoa física – DIRPF;
- cópia do IPTU da casa que você pretende comprar.
Lembrando que outros documentos poderão ser solicitados pela Caixa.
Carta de crédito
A carta de crédito é um documento em que é possível realizar a compra de algum bem, seja casa, apartamento ou automóvel. Para tanto, antes de receber a carta de crédito, o comprador precisa ter sido sorteado ou dado o lance maior um consórcio. A carta de crédito também pode ser utilizada para dar a entrada no imóvel.
Então, na hora de dar entrada em algum imóvel, procure uma empresa para auxiliar você na hora de tomar a melhor decisão possível e optar por uma forma de pagamento que traga sossego e se encaixe na sua realidade financeira, como é o caso da Vitta que é referência no mercado mobiliário.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre as opções possíveis para entrada de apartamento, escolha uma delas, conquiste o seu imóvel e gere maior bem-estar e tranquilidade para você e seus familiares.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e entre em contato conosco e fique por dentro de mais novidades sobre o assunto!