Com o distanciamento social nesta época de coronavírus, muitas pessoas tiveram que ficar em casa e só podem sair para a rua quando necessário. Nessas horas, a gente começa a ver nas redes sociais algumas publicações em que as pessoas reclamam do tédio e outras pedindo dicas do que fazer no tempo ocioso.
Você faz parte desse grupo que quer ter mais opções para passar o tempo e se divertir em casa? A seguir, falaremos sobre a importância de ficar em casa e listaremos 6 dicas de atividades que podem ser colocadas em prática agora mesmo. Continue a leitura e confira!
A importância de ficar em casa
A recomendação de manter o distanciamento social é para que as pessoas que podem ficar em casa evitem ir às ruas a fim de evitar a disseminação do vírus. Infelizmente, existem muitas profissões que não podem ser executadas em home office e, com isso, muita gente ainda precisa sair para garantir o sustento.
A ideia é diminuir o número de pessoas circulando e, com isso, reduzir a velocidade de contágio. Pense no que aconteceria se todo mundo contraísse o vírus ao mesmo tempo. Uma boa parte não vai manifestar sintomas, mas outra terá uma gripe forte e alguns até vão precisar de internação.
Agora, imagine que esse último grupo fique com a saúde debilitada e procure os hospitais ao mesmo tempo. Acontece que não existem leitos disponíveis para atender a muitos pacientes de uma vez só.
Portanto, a ideia é ficar em casa para que ocorra o chamado “achatamento da curva”, de modo que as pessoas fiquem infectadas aos poucos. Assim, à medida que alguns vão sendo curados, eles vão liberando os leitos dos hospitais para outros que precisarem, sem sobrecarregar o sistema de saúde.
6 dicas para otimizar o tempo em casa
Agora veremos algumas dicas de como ficar em casa e aproveitar o tempo disponível com diversas atividades. Vamos nessa?
1. Organize o guarda-roupa
Vai dizer que o seu guarda-roupa está impecável, sem ao menos uma baguncinha precisando de arrumação? Se está, parabéns! Nem todo mundo consegue ter disciplina quanto à organização.
Se não estiver, esse é um bom momento para colocar as coisas em ordem, separar o que é para doar e o que vai para o lixo e definir um lugar para cada item. Assista à série Ordem na Casa e aproveite algumas das boas dicas que são oferecidas por lá. Mas nada de usar essa dica para procrastinar na organização, combinado?
2. Reutilize o máximo possível
Com a reutilização, você consegue usar alguns itens mais de uma vez, mesmo que seja em outra função. Com essa atividade, você acaba dedicando um tempinho para exercitar a criatividade e diminuir a produção de lixo.
Que tal pegar aquela garrafa de vinho vazia para fazer um vasinho de flores? As caixas de sapato que não são mais utilizadas podem se tornar excelentes organizadores e separadores. Há várias ideias disponíveis na internet que vão servir como inspiração para você.
3. Renove a decoração com ideias sustentáveis
Já que tocamos no assunto, ficar em casa também é uma oportunidade de renovar a decoração e reforçar a ideia de sustentabilidade. Os “Do it yourself”, famosos DIY — ou faça você mesmo, em português — estão muito em alta na internet e existem vários perfis interessantes relacionados com o assunto para seguir nas redes sociais.
4. Reaproveite os alimentos
Que tal descobrir receitas novas e sabores interessantes com as sobras da geladeira? Reduzir o desperdício de alimentos é sinônimo de economia financeira e menos idas ao mercado, respeitando as recomendações de ficar em casa.
Até mesmo aquelas partes que você nem imaginava que poderiam ser utilizadas, como as folhas da couve-flor e a casca da banana, podem se tornar receitas bem saborosas. Existem muitos conteúdos na internet que mostram como esse reaproveitamento pode ser feito e que vão dar boas ideias de bolos, farofas, sopas e muito mais.
Mesmo assim, se houver algum alimento que não dê mais para aproveitar em receitas, você ainda poderá utilizá-lo em uma composteira para adubar uma hortinha em casa. Mais uma atividade para você ocupar o tempo ocioso.
5. Aposte no entretenimento
Outra boa ideia é ficar à toa assistindo a filmes, séries, desenhos e animes, e consumindo outros conteúdos voltados para o entretenimento. Essa também é uma forma de cuidar de você, usando o tempo livre para relaxar e minimizar o estresse do dia a dia.
Além disso, ainda existem algumas opções de jogos on-line grátis. Você pode chamar a sua turma e se divertir sem precisar sair de casa. Entre algumas opções bem legais, estão o Gartic e o StopotS
6. Faça chamadas de vídeo com amigos e família
Ficar em casa não é sinônimo de se afastar de todo mundo. Apesar da distância física, você pode matar a saudade e manter o contato com as pessoas queridas por meio da internet. Caso você queira uma proximidade ainda maior, vale a pena fazer uma chamada de vídeo com essas pessoas, para ver e ouvir as reações — o que não é possível por texto.
Inclusive, dá para reunir um grupo de até quatro pessoas em uma mesma chamada no WhatsApp. Assim, fica mais fácil reunir a galera, contar as novidades e aproveitar para rir bastante.
Viu só? Agora, ficar em casa não é sinônimo de ócio e tédio. Com as dicas que oferecemos, você já tem algumas opções que vão manter o seu tempo bem preenchido, com opções de atividades interessantes e produtivas. Qual delas é a sua preferida e qual foi a que você menos gostou? (Não vale dizer que foi a da organização do guarda-roupa, tá?)
Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e divulgar essas ideias para os seus amigos. Quem sabe eles não têm novas sugestões para oferecer também?