Se você tem filhos pequenos e vai se mudar para um apartamento, ou se já mora nesse tipo de imóvel, é muito importante providenciar algumas alterações para tornar o local mais seguro. Dessa forma, você vai garantir mais segurança para as crianças, além de tranquilidade para os seus dias.
O fato é que ocorrem muitos acidentes domésticos com crianças, e alguns cuidados são essenciais para protegê-las, como instalar redes de proteção, colocar protetores de tomadas, isolar a fiação aparente, entre muitos outros.
Sabemos que existem muitos riscos em um apartamento, e que as crianças têm muita energia e estão sempre com alguma ideia em mente. Por isso, prevenir acidentes é a forma de evitar muita preocupação e, principalmente, torna o local livre de perigos iminentes.
Se você se identificou com esse tema, continue a leitura e confira as principais providências para tornar seu apartamento bem seguro e livre de riscos!
1. Instalar redes de proteção nas janelas
Crianças pequenas são muito curiosas e adoram subir em janelas para olhar o que acontece do lado de fora, por isso, todo cuidado é pouco. Garantir a proteção nas janelas é um bom começo para um lar mais seguro.
O ideal é que você já pense na rede de proteção para apartamento antes mesmo de se mudar. A instalação deve ser providenciada em todas as janelas, inclusive a do banheiro. Se o apartamento tiver varanda, toda a área aberta deve receber essa proteção.
Além das redes, outros tipos de proteção para a segurança dos pequenos podem ser providenciados, como a instalação de grades e vidros, que tornam os locais ainda mais seguros. Existem muitos modelos no mercado e vale a pena pesquisar.
Na hora de escolher a rede, opte pelos modelos que contenham aberturas pequenas. Além disso, eles devem ser resistentes à pressão corporal e ao uso de materiais cortantes, como facas e tesouras.
Se você tem animais de estimação, saiba que essa medida também vai protegê-los. Os gatos, principalmente, adoram subir nas coisas, e as janelas são muito convidativas.
Por fim, não se esqueça de submeter as redes de proteção a uma avaliação anual, visto que elas vão se desgastando com o tempo. Criança segura em apartamento requer esse e outros cuidados, que falaremos a seguir.
2. Providenciar protetores para todas as tomadas
As tomadas representam um grande perigo de choque elétrico para as crianças. Isso acontece porque elas são extremamente curiosas e acabam colocando o dedinho ou algum objeto mais pontiagudo na tomada, provocando o acidente.
Qualquer medida que venha a protegê-las, evitando esse perigo, é válida. No mercado, existem protetores que são encaixados na tomada, impedindo que qualquer coisa entre em contato com a corrente elétrica e garantindo mais segurança para as crianças.
3. Utilizar dispositivos para proteção de porta
Muitas vezes, as portas se batem de forma violenta por conta de ventos inesperados. Se a criança estiver com o dedo na porta, ela pode se ferir seriamente. Uma forma de evitar esse tipo de acidente é proteger as portas com pesinhos de vendidos com facilidade nas lojas de itens de casa.
Outra forma de evitar batidas violentas de porta é instalar molas hidráulicas, pois elas permitem que as portas se fechem vagarosamente, sem bater, mesmo sob a ação de um vento mais forte. Esse dispositivo costuma ser instalado na área superior da porta.
Existem também os para-portas, que são dispositivos instalados entre a maçaneta e o batente — evitando que a porta bata sobre os dedos. Esses itens são fabricados com materiais macios, como o silicone.
Outra forma de evitar que a porta se feche repentinamente é instalar o prendedor de portas. Esse dispositivo é instalado no chão e mantém a porta aberta, mesmo que surja um vento forte.
4. Investir em protetores de quinas
Uma forma de proteger as crianças contra machucados provocados por possíveis esbarrões em quinas de móveis é instalar protetores de silicone. Esses são itens bem em conta e podem ser encontrados até em mercados. A finalidade dos protetores é amenizar impactos, evitando acidentes mais sérios e tornando os móveis seguros.
5. Isolar qualquer fiação aparente
Fiação à mostra de alguns equipamentos, como carregadores de celular, representam riscos às crianças — visto que elas têm o hábito de lavar tudo à boca. Diante disso, é muito importante manter todos os equipamentos fora das tomadas e do alcance dos pequenos quando não estiverem em uso.
Manter os fios escondidos é o primeiro passo para evitar acidentes elétricos. Isso pode ser resolvido com o uso de tubos de PVC ou até de potes de plásticos — são soluções baratas, que resolvem o problema sem ter que recorrer a um eletricista.
Outra solução que pode ser resolvida de forma simples é a instalação de canaletas de plásticos para a passagem de fios — evitando que eles fiquem à mostra e tornando o apartamento seguro.
6. Evitar móveis próximos às janelas
Garantir a proteção dos nossos filhos pode estar nos detalhes, como na disposição dos móveis. Na hora de decorar a sua casa, pense em primeiro lugar em um apartamento seguro, evitando colocar móveis próximos às janelas. Apesar de ser algo simples, essa medida pode evitar grandes sustos.
Crianças adoram explorar os espaços da casa e escalam tudo o que veem pela frente, como cadeiras, poltronas ou sofás — ou seja, tudo o que possa garantir novas experiências. Nunca duvide da criatividade dos seus filhos!
Procure dispor os móveis de forma a dificultar o acesso a qualquer área mais perigosa da casa. Você pode contar com acessórios como as grades de proteção, que limitam o acesso da criança a áreas mais perigosas da casa.
7. Atentar-se a pisos escorregadios
Crianças são agitadas por natureza e adoram correr — mesmo em apartamentos, elas gostam de gastar a energia correndo e brincando. É preciso se atentar a locais que apresentam pisos escorregadios e tapetes soltos, pois acidentes mais sérios podem ocorrer.
Uma boa solução para isso é recorrer a tapetes de EVA que têm encaixes e podem ser distribuídos de acordo com o tamanho de cada ambiente. Eles podem ser encontrados facilmente no comércio a preços bem acessíveis.
Se você seguir nossas dicas de segurança para crianças, certamente seu lar se tornará muito mais protegido e seguro para os pequenos. Dessa forma, eles poderão brincar e se desenvolver sem quaisquer riscos.
Gostou deste conteúdo? Siga-nos, então, nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relevantes como este! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!